O dia de ontem (4)  foi lembrado pelo dia mundial de combate ao câncer.  A data foi criada pela União Internacional de Controle do Câncer e tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a doença. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde indicam que o câncer (neoplasias)  é a segunda enfermidade que mais mata no Paraná e uma das que mais tem crescido o número de óbitos ano a ano.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 1996 e 2016 o número de mortes em decorrência de neoplasias teve crescimento de 97,8%no Paraná, um salto de 7.009 para 13.860. Desde 2003 o número de óbitos tem crescido a cada ano, sendo os cânceres dos brônquios e dos pulmões, estômago e próstata os que mais matam no estado.

No dia 2 de fevereiro o Instituto Nacional do Câncer (INCA)lançou o livro “Estimativa 2018/2019:Incidência de Câncer no Brasil”. A publicação traz as estimativas de novos casos de 19 tipos de câncer mais incidentes na população brasileira,além de ajudar gestores da saúde a elaborar políticas públicas de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.