Na manhã desta sexta-feira (4)  produtores de uva se reuniram na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária para definir sobre a realização da 6ª Feira da Uva Rústica. Durante o encontro ficou definido que o evento acontecerá nos dias 11 e 12, sexta e sábado da semana que vem e ainda nos dias 17 e 18 de janeiro na Praça Marechal Floriano Peixoto. A caixa  com 2 kg de uva bordô custará R$ 12,00.

Em entrevista ao Noticiário P7, Valter Ramos, técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)informou que em comparação ao ano passado, que foi marcado por uma produção recorde, para 2019 há uma retração na produtividade. “Nós teremos uma uva mais doce e mais pesada neste ano, então a avaliação visual é de perda de 30%de produção em relação ao ano passado, mas pode ser que no final acabe surpreendendo, porque quanto mais açúcar, mais peso na uva e certamente também o preço se eleva e a qualidade também aumenta em consequência de uma uva melhor”, contou o técnico do Emater.

São 42 produtores que integram o “Projeto Uva” em Palmeira e que estimam colher 400 toneladas. Além da comercialização na feira, a safra deverá ser vendida para consumidores da região metropolitana de Curitiba, Santa Catarina, além da negociação com compradores de São Paulo e Mato Grosso.

Eliezer Borcoski, Secretária de Agricultura e Pecuária que também esteve presente no Noticiário P7, elogiou a efetividade da Associação de Produtores de Uva de Palmeira. Para ele, a ampliação da venda de uva para outras regiões consolida cada vez a produção do município.

Para o secretário, o cenário mostra que a comercialização da uva produzida no município está ampliando, situação que promete ser o oposto do ano anterior, quando a produção a superou a expectativa e diminui a compra da fruta.

A Feira da Uva de Palmeira é realizada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)  e Associação de Produtores de Uva de Palmeira.

Foto:Elder Scolimoski