Com o objetivo de resgatar parte da identidade cultural dos Campos Gerais foi lançado no dia 20 de julho, no Parque Histórico de Carambeí, o livro de receitas ‘Sabores dos Campos Gerais’, pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O livro conta com receitas de 19 cidades que promoveram um resgate dos pratos tradicionais para apresentar na obra. Palmeira inseriu o Pão no Bafo, que além de prato típico, é tombado como bem imaterial do município. Ele foi introduzido na culinária palmeirense com a chegada dos Imigrantes “Alemães do Volga” no município, no ano de 1878.

De acordo com o coordenador da AMCG Cultura, Waldir Joanassi Filho, o projeto passou por três etapas de elaboração. Primeiro a fotografia, em que capacitou e incentivou as pessoas a documentarem os pratos. Depois foi a vez de articular com as secretarias de cultura os pratos típicos, mobilizando fotógrafos e cozinheiros a prepararem suas receitas para participar do concurso. “Hoje então se concretiza a terceira etapa, onde cada município vê contemplado no livro o prato escolhido, registro importantíssimo para a perpetuação de tão nobre expressão cultural”, conclui Joanassi Filho.

Alguns municípios optaram por exibir pratos típicos, enquanto outros apresentaram a gastronomia que representa a cultura da cidade e estão presentes no dia a dia do seu povo. No livro com 42 páginas podem ser conferidas as receitas que recheiam essa edição.

Fotos:Elder Scolimoski.