Pela primeira vez, a Arquidiocese de Curitiba irá realizar um seminário para tratar sobre a Campanha da Fraternidade, que em 2018 tem como tema “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

O encontro pretende envolver ainda mais os padres, diáconos, líderes e agentes de pastorais de cada paróquia nos objetivos da Campanha da Fraternidade de 2018.

Neste ano, ao conscientizar sobre essa temática a Campanha da Fraternidade chama a atenção para as várias formas de violência que atentam contra a paz e a dignidade.

Os números apontados pelo Mapa da Violência 2016 mostram que, no Brasil, cinco pessoas são mortas por arma de fogo a cada hora. A cada dia, são 123 pessoas assassinadas dessa forma. Acontecem mais homicídios no Brasil do que em diversas das guerras recentes.

A mulher brasileira também é vítima de violência, principalmente dentro de casa:71,8%das agressões registradas pelo SUS em 2011 aconteceram no domicílio da vítima. Frequentemente, o agressor é o parceiro ou ex-parceiro da vítima (43,3%). Considerando a idade, os casos de violência são mais frequentes contra mulheres jovens.

O seminário será no dia 10 de fevereiro, das 8h30min às 17h, no Cenáculo Arquidiocesano (Rua Mateus Leme, 35 – São Francisco, Curitiba). É necessário realizar a inscrição antecipadamente. AS inscrições devem ser feitas através do site da Arquidiocese de Curitiba.