Quem passa pela Praça Marechal Floriano Peixoto, em Palmeira, observa atentamente o trabalho que está sendo realizado na Igreja Matriz. Andaimes, cordas, rapel e profissionais bem preparados, deram início na pintura das paredes externas deste importante monumento histórico, prestes a celebrar 200 anos.

Ontem (02)  pela manhã a equipe de Michel Kapczak, da empresa MK Pinturas, contratada pela Paróquia Nossa Senhora  Conceição, iniciou a coloração de uma das torres da igreja. O tempo chuvoso vem dificultando a execução do serviço, mas a pintura completa está prevista para ficar ponta na primeira semana do mês de novembro.

De acordo com Kapczak, a escolha da cor foi definida em consenso por Gilberto Bevenutti, (restaurador)  e membros do conselho da Matriz. “Foi feito uma raspagem nas paredes externas e chegou à conclusão que ela era ‘amarelo ocre’, uma das primeiras pinturas…,” explicou o profissional.

Desde o dia 28 de agosto os trabalhadores estão preparando a igreja para receber definitivamente a tinta. O trabalho iniciou pela limpeza e impermeabilização das torres e do telhado. Depois foram retirados os pregos e as tachas que estavam nas paredes e feitos os reparos necessários.

Além da pintura está prevista a recuperação da calçada em volta da Igreja Matriz. Também deve contemplar este projeto uma grade que venha a delimitar o espaço pertencente a Paróquia.

Fotos:Elder Scolimoski.