Campanha da Fraternidade tem Santa Dulce como ícone

Campanha da Fraternidade tem Santa Dulce como ícone

Publicado em: 20 fev, 2020 às 8:44

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil anualmente com o objetivo de despertar a solidariedade dos fiéis católicos e da sociedade em geral em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Neste ano de 2020, a proposta é promover a sensibilização das pessoas para aproximarem-se e cuidarem das vidas mais fragilizadas.
Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade em 2020 busca conscientizar a sociedade para a defesa da vida em todas as instâncias, desde o seu princípio até o seu fim natural, incluindo a toda a vida na natureza.
O lema direciona esta defesa da vida para o cuidado com as vidas mais fragilizadas. A citação é extraída da parábola do Bom Samaritano, quando todos desviavam de um homem ferido e caído e o Samaritano olha para aquela situação de modo diferente dos demais: movido pela compaixão aproxima-se do homem, gasta seu tempo, modifica sua rota, alivia a dor, oferece seu meio de transporte e se dispõe a pagar as despesas da hospedaria dele.
Com inspiração na parábola, a Campanha propõe uma transformação do olhar para que as pessoas enxerguem a condição de fragilidade das pessoas não apenas nas ruas, mas nos jovens em sofrimento, em pessoas com depressão, idosos fragilizados, mulheres vítimas de violência, entre outras.
Santa Dulce dos Pobres foi homenageada como ícone da Campanha da Fraternidade 2020, sendo a figura central do cartaz da Campanha. Sua escolha se deu por ela direcionar seu dom de defender a vida aos cuidados com compaixão dos mais fragilizados. O exemplo dela, ao cuidar de tantas pessoas caídas, representa a defesa da vida dos vulneráveis.
A Campanha da Fraternidade reflete em ações durante o ano todo, sendo que o período mais intenso da Campanha coincide com a Quaresma – período litúrgico de 40 dias de preparação para a Páscoa.
Durante este período intenso, as paróquias, movimentos eclesiais, grupos familiares, escolas e universidades ligadas à Igreja Católica serão incentivados a ver, analisar e criar ações concretas a partir da identificação, em suas proximidades, de qual tipo de vida fragilizada precisa ser defendida com mais urgência.
A Campanha da Fraternidade é lançada nacionalmente na quarta-feira de cinzas, primeiro dia da Quaresma, que segue até 9 de abril (quinta-feira Santa).

Informações da Arquidiocese de Curitiba.