Campanha Lacre Solidário mobiliza comunidade palmeirense

Campanha Lacre Solidário mobiliza comunidade palmeirense

Publicado em: 19 jan, 2021 às 14:59

A solidariedade da população palmeirense aliada à coleta dos lacres de alumínio resultou nos últimos meses na doação quatro cadeiras de rodas e uma de banho para Lar Acelino, uma cadeira de rodas para Hospital Santa Casa, além da aquisição de outras três que devem ser doadas em breve.
De acordo com Moacir Guchert que é integrante do grupo de Escoteiros Tropeiros, do Rotary Clube de Palmeira e que está na coordenação da campanha “Lacre Solidário”, em 2017 as arrecadações iniciaram, porém, em outro contexto. “Nós iniciamos essa campanha bem pequenininha, bem modesta, apenas com uma garrafinha de lacres lá dentro do nosso grupo escoteiro propondo essa campanha”, contou ele.
Ainda sobre esse início, Rute Mika que representando a Palmeira Ambiental e Huhtamaki participou com Moacir do Noticiário P7 desta terça-feira (19) falou sobre as parcerias do “Lacre Solidário” no município. “Um dia em uma outra campanha que estávamos realizando em parceria com o Rotary, em uma conversa que tive com Moacir, nós pensamos em porque não materializar esta campanha, de transformar isto em pontos de coleta, fazer as caixinhas e foi aí que a Huhtamaki com a Palmeira Ambiental  entrou para Fazer o patrocínio, a confecção das caixas e as plotagens. Disponibilizamos 22 caixas, 20 menores que são mais para pontos comerciais em cima dos balcões e duas grandes para os Supermercados Franco e Palmeiras onde é possível colocar uma garrafa pet cheia”, contou ela.
“Estávamos arrecadando bem, mas chegamos em torno de 40, 50 garrafas. Ia demorar para chegar em torno de 160 garrafas mais ou menos. A nossa campanha estipulou um volume de 140 garrafas para dar uma cadeira de rodas.  (…) Tudo depende do preço que vai estar essa cadeira de rodas e de quanto vai ser pago no quilo do alumínio”, relatou o rotariano.
Ao mobilizar a comunidade, a campanha teve as expectativas superadas. “Ano passado acho que conseguimos despertar a solidariedade das pessoas. [Lacre] Tava lá guardadinho, lá no fundo e as pessoas ‘eu tenho lacre guardado lá em casa, vou levar’. (…) Cada coleta que íamos fazer era uma surpresa. Foi espetacular”, disse Moacir.
Na entrevista, Guchert. Explicou que são necessários aproximadamente 2 mil lacres dentro de uma garrafa de dois litros, por isso o engajamento da comunidade é fundamental. “Uma garrafa dessas cheia pesa em torno de 800 gramas. Então é muito pouco peso, precisamos de muita arrecadação, de muitas garrafas para poder dar um volume que consigamos vender e obter o resultado que vocês viram”, explicou.
A rotariana destacou a importância da mobilização de diferentes áreas para o desenvolvimento da campanha. “Huhtamaki e a Palmeira Ambiental entraram com os recursos financeiros para confecção das caixas. O grupo Escoteiros para parte de logística, coleta dos lacres e o Rotary Clube para compra das cadeiras de rodas que consegue em um preço mais atrativo pelo fato de termo o banco ortopédico. ( …) A Palmeira Ambiental apesar do nome ela não é de Palmeira, é de Ponta Grossa, faz a parte de gerenciamento de resíduos. Então ela compra o lacre. Além dela patrocinar as caixas ela faz a aquisição dos lacres em um preço bem acima de mercado”, explanou Mika.
“Já entregamos no Lar Acelino quatro cadeiras e no Hospital uma cadeira. E temos outras três cadeiras esperando para beneficiar outras três entidades”, relatou Guchert Ele também contou que uma cadeira de banho também foi adquirida para a instituição de idosos do município.  “Foi um pedido deles. Fazia falta e era um preço bem mais acessível”, acrescentou.

Pontos de Coleta
Na entrevista foram reforçados os pontos de coleta em que as pessoas podem deixar os lacres de alumínio. “Provavelmente vamos pegar e remanejar alguns pontos de coleta que são pontos de menor volume de arrecadação e que já disseram para nós que pode tirar e colocar em outros pontos”, disse Moacir ao listar os pontos elencados no início da campanha:

1- Empresa Huhtamaki;

2- AMAS;

3- APAE;

4- Pizzaria Dom Giovani;

5- Escritório Stupak e Klimiont;

6- Escritório Ideal Contabilidade;

7- Empresa Baston;

8- Restaurante Bom Sabor;

9- Prisma Color;

10- Bar do Bucho;

11- Restaurante Franco Grill;

12- Hospital Santa Casa;

13- Lanchonete Ferrando;

14- Posto Maranello;

15- Armazém do Sabor;

16- Néctar Pastelaria;

17- Restaurante Girassol;

18- Restaurante Nono Fante;

19- Gazeta de Palmeira;

20- Supermercado Franco;

21- Supermercado Palmeiras.

22- Rádio Ipiranga

Fotos: Elder Scolimoski e Moacir Guchert
Texto: Bruna Camargo