Caps em parceria com escolas do município promove trabalhos no “Junho Branco”

Caps em parceria com escolas do município promove trabalhos no “Junho Branco”

Publicado em: 28 jun, 2019 às 16:33

Durante o mês de junho serviços ligados a saúde sensibilizam e desenvolvem ações referente ao “Junho Branco”. Mês este dedicado a atenção sobre o consumo e problemas de drogas diante da sociedade.
Trabalhando com o tema no município, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; desenvolveu na primeira quinzena, um encontro com representantes e psicopedagogos dos dois maiores colégios da cidade; Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves e São Judas Tadeu; visando capacitar os profissionais para trabalhar a conscientização do tema: auto mutilação e dependência química, com os alunos que frequentam as instituições de ensino. “O envolvimento do Caps nas escolas tem grande importância. Visto que é no ambiente escolar que jovens e adolescentes expressam muitas vezes as automutilação, que já são sinais que seu psicológico precisa de ajuda. E é necessário que os professores saibam interpretar e ajudar nessas horas”, explica a secretaria Municipal de Saúde, Fabiani Bach.
A escolha do tema, partiu da demanda e interesse demonstrado pelos educadores do município que procuraram a equipe atrás de parceria em desenvolver o trabalho, como conta a coordenadora do Caps de Palmeira, Maria Lúcia Sedenski, “a escolha do tema e capacitação partiu dos próprios profissionais que procuraram nossas equipes, levando em consideração a demanda do município”.
Segundo dados publicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o álcool é apontado como a substância psicoativa mais consumida por crianças e adolescentes. Possuindo uma média etária brasileira, para o primeiro uso de álcool é de 12,5 anos.
Durante o restante do mês os profissionais irão discutir sobre melhores formas de abordagem e troca de experiências diante do tema, parceria entre Saúde e Educação.