Celebrações em Libras na Arquidiocese de Curitiba alcançam regiões diversas do Brasil

Celebrações em Libras na Arquidiocese de Curitiba alcançam regiões diversas do Brasil

Publicado em: 1 jun, 2020 às 14:19

O padre Wilson Czaia é o único padre surdo atuante hoje no Brasil e é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Ternura, paróquia pessoal para os surdos em Curitiba. Ao final de março deste ano, como alternativa à suspensão de público presencial nas celebrações na Arquidiocese de Curitiba devido ao coronavírus, a Pastoral do Surdo prontamente passou a realizar a transmissão das celebrações por redes sociais: criaram um canal da Paróquia no Youtube para transmitir as missas celebradas unicamente em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“Em muitas transmissões existe o intérprete de Libras no canto da tela, dando acessibilidade. Mas o diferente na missa da Paróquia Nossa Senhora da Ternura, é que o padre e as pessoas a serviço do altar estão presentes na tela inteira celebrando somente em libras, o que facilita para os surdos”, comenta a intérprete de Libras, Mariana Martins
Com missas duas vezes por semana e com o terço diário, o que surgiu para atender a comunidade de Curitiba passou a atingir pessoas surdas em outras localidades, inclusive surdos que não residem no Brasil. Recentemente algumas novidades passaram a ser implementadas, como a participação de convidados de outras nacionalidades. No dia 28 de maio, por exemplo, o terço teve participação do padre Min Seo Park, sacerdote Coreano também surdo.  “Apesar de a celebração ser na Língua de Sinais Brasileira, muitas orações seguem sinais universais, então existe a conexão pela oração”, comenta a intérprete.

Programação online na Paróquia Nossa Senhora da Ternura de Curitiba

Missas aos sábados às 16h
Missas com novena nas quartas-feiras às 19h
Terço diariamente às 18h

Foto e informações da Arquidiocese de Curitiba

Publicidade

Farmácia Santo Antonio