O prazo de declaração do imposto de renda de 2018 encerra no dia 30 de abril.  As pessoas que não entregarem a declaração, ou enviá-la fora do prazo previsto estarão sujeitas a multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo da multa corresponde a 20%do imposto determinado.

Em contato com onze escritórios de contabilidade do município, cerca de 1815 pessoas fizeram a declaração do imposto de renda. Os contadores informaram que ainda há documentos para serem finalizados. Mesmo sem ter como precisar o número de contribuintes que faltam fazer a declaração, através do levantamento, estima-se que uma média de 650 pessoas ainda não prestaram contas à Receita. O hábito de os contribuintes deixarem a declaração para os últimos dias do prazo foi mencionado pelos contadores durante o levantamento.

Dos escritórios entrevistados, cinco registraram um aumento em relação ao ano passado. No entanto, o número não passa de 20%. Nos demais locais, a média se manteve, ou não há como precisar.

O envio dos documentos iniciou no dia 1º de março e a expectativa da Receita é que, até o fim do mês, sejam entregues 1.850.000 declarações de contribuintes do Paraná.

Há sete dias para encerrar o prazo, mais da metade dos contribuintes paranaenses ainda não declararam imposto de renda.