Cinco unidades de saúde estarão abertas para o Dia D neste sábado (04)

Cinco unidades de saúde estarão abertas para o Dia D neste sábado (04)

Publicado em: 3 maio, 2019 às 14:29

Acontece neste sábado (4) o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na área urbana as Estratégias de Saúde da Família Central, da Vila Rosa e da Colônia Francesa estarão abertas das 8h30 às 16h30, e na área rural as ESF de Queimadas e Faxinal dos Quartins atenderão das 9 às 16 horas.
Podem receber a vacinação contra a influenza pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
Segundo Jean Carlo das Almas, enfermeiro do Município, “é importante que todos levem seus cartões de vacina. Já os professores devem levar as declarações que foram entregues nas escolas, além da identidade. Os portadores de doenças crônicas devem levar a prescrição e a receita fornecida pelos médicos”, destacou.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Fabiani Bach, o Dia D é uma grande oportunidade para quem ainda não conseguiu comparecer em uma unidade de saúde para receber a vacina contra a influenza. “Esperamos que neste horário especial de sábado, quem ainda não teve tempo de ir até uma ESF, aproveite. A gripe é um assunto sério e por isso é muito importante receber a vacina e manter-se imune ao vírus”, destacou.

Atualização vacinal

Além da vacinação contra a influenza, as unidades de saúde também realizarão a atualização vacinal para todos os interessados durante o Dia D. “Todos os esquemas vacinais dos usuários que comparecerem nas ESF serão verificados. Caso haja alguma vacina pendente, a mesma será ofertada”, disse Almas.

Publicidade

Farmácia Santo Antonio