Colégio Agrícola inicia período de inscrições do processo seletivo para 2019

Colégio Agrícola inicia período de inscrições do processo seletivo para 2019

Publicado em: 18 out, 2018 às 13:49

Teve início nesta terça-feira (16)  as inscrições para o curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Subsequente do Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas.

Os estudantes devem procurar a instituição até o dia 13 de novembro com cópias de RG e CPF do aluno e dos pais;cópia da certidão de nascimento;histórico escolar dos últimos três anos;comprovante de renda familiar;comprovante de residência (conta de luz ou água);duas fotos 3X4 recentes. Os estudantes de Família beneficiária do programa Bolsa Família devem informar o Número de Inscrição Social (NIS).

O teste seletivo acontece no dia 14 de novembro, a partir das 9h. Os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro e as matrículas dos aprovados, juntamente com reunião de pais, no dia 30 de novembro, a partir das 8h.

De acordo com o diretor do Colégio Agrícola, Rogério Schnell, são 120 vagas abertas e uma média de 170 a 200 candidatos. “Como temos mais inscritos do que vagas há um processo de seleção dividido em duas etapas. Entrega dos documentos e a partir da análise do histórico escolar do aluno dos três últimos anos em ciências, matemática e português, é feito uma média e essa nota é acrescentada a segunda etapa do dia 14 de novembro que seria a entrevista e questões de português e matemática. Soma-se essas duas notas para ter os classificados que cursarão o ano letivo de 2019”, explicou o professor.

Anteriormente era possível que os candidatos enviassem a documentação pelos correios. No entanto para evitar que assim como em outros anos os itens solicitados cheguem após o prazo estabelecido ou com a falta de algum documento, a direção pede que a documentação para pré-matrícula seja entregue pessoalmente na instituição, pelo estudante ou outra pessoa.

Internato para estudantes

Rogério ressaltou que o Colégio também oferece vagas do internado para os alunos da área rural do município e de outras cidades. “Lembrando que é tudo gratuito, bem como a alimentação, desde café da manhã, até a ceia, sendo seis refeições, além do pernoite e poder desfrutar toda estrutura da escola”, comentou o diretor, ao citar que atualmente 250 alunos estão hospedados no Colégio Agrícola.

Ensino de referência

O Colégio Agrícola de Palmeira, com 77 anos de história tornou-se referência no ensino . Muitos estudantes de outras regiões são formados na instituição. A instituição atende alunos de diversos municípios, como Curitiba, Campo Largo, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Reserva, Irati, Teixeira Soares, entre outros. “Também temos esporadicamente alunos que vieram de outros estados, porque os pais estudaram aqui. E o Agrícola é um colégio de referência no Brasil inteiro, temos alunos hoje espalhados até pelo mundo”. Contou o  diretor ao lembrar que recentemente foi realizado um encontro com ex-alunos. Na oportunidade estiveram egressos que hoje trabalham como técnicos agrícolas em países como Canadá, Estados Unidos e Itália.

Ele citou também lideranças políticas que foram formadas pela instituição.  “Para você ter uma ideia, o atual secretario de Meio Ambiente do Paraná,  o vice-prefeito Marcos Levandoski,  o ex-prefeito Altamir Sanson, os vereadores João Alberto Ferreira da Costa, Marcos Ribas  são alguns dos alunos que passaram por aqui. Temos esse diferencial de oferecer um Ensino Técnico com o Ensino Médio junto e também pela especificidade do colégio temos o surgimento de lideranças. Muitas vão para a área agrícola, pecuária ou da política como esses exemplos que eu citei. Vão sair daqui e estarem aptos para atuar no mercado de trabalho e na vida pública também”, lembrou o diretor.

Dúvidas

Para mais Informações sobre o processo seletivo para o próximo ano, os candidatos podem procurar a secretaria do Colégio Agrícola ou através do telefone (42)3252-1240.

Fotos:Bruna Camargo

Publicidade

Farmácia Santo Antonio