Com a conta de luz mais cara em agosto, confira dicas de como economizar

Com a conta de luz mais cara em agosto, confira dicas de como economizar

Publicado em: 5 ago, 2019 às 9:30

Em agosto a conta de luz ficará mais cara, com bandeira tarifária vermelha, patamar 1, tendo um acréscimo de R$ 4,00 para cada 100 kW/h consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a justificativa do aumento este mês se deve ao período de seca nas principais bacias hidrográficas do país. Em julho, a bandeira tarifária era amarela, com acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kW/h consumidos.
Mesmo para quem já tem o hábito de poupar, esse é o momento de redobrar o cuidado para que não haja susto na hora de pagar a conta. Algumas medidas podem ser tomadas, por exemplo, a economia na hora do banho.
Segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões no preço da conta de luz, representando cerca de 25% do valor em uma casa com quatro pessoas. Por isso é preciso sempre ficar atento à duração dos banhos diários.
Outro cuidado deve ser com os aparelhos conectados na tomada. Mesmo desligados, quando estão conectados geram consumo. As substituições de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, além de economizar energia, também iluminam melhor e possuem uma durabilidade maior.
Utilizar ao máxima a luz natural também contribui para redução de gastos, uma vez que nem sempre é preciso acender a luz para todas as atividades do cotidiano.

Imagem: Reprodução