Por indicação do Ministério da Saúde as pessoas que pertencem ao público alvo têm até o dia 15 de junho para se vacinar. A recomendação foi dada a todos os Estados em função dos índices nacionais de cobertura vacinal e pelas paralisações nas estradas. Com isso, as pessoas dos grupos estabelecidos podem procurar as Unidades de Saúde.

Assim como em nível estadual, o enfermeiro do setor de Vigilância Epidemiológica Jean Carlo das Almas informou que em Palmeira, a meta para vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos está baixa. Até segunda-feira (28)  apenas 1.150 crianças, o que corresponde a 56%desse grupo, haviam sido vacinadas.

Dessa forma, doses da vacina contra a influenza serão aplicadas nos CMEIs do município. “A Secretaria de Saúde entrou em contato com a Secretaria de Educação e ficou combinado que a equipe imunização estará vacinando as crianças de 6 meses a menores de 5 anos nos CMEIs”, adiantou o enfermeiro. Assim, o ficou estabelecido o seguinte cronograma:

Segunda-feira (04 de junho):CMEI Cristo Rei

Terça-feira (05 de junho):CMEI Recanto dos Pequeninos

Quarta-feira (06 de junho)CMEI Alderico Viante

Quinta-feira (07 de junho):CMEI Rubens Borcorski

Sexta-feira (08 de junho):CMEI  Sebastião Sanson

O horário de vacinação será das 16h às 17h e é imprescindível que as crianças estejam com as carteiras de vacinação. “Trata-se de uma estratégia para que consigamos vacinar essas crianças que estão sem vacina e muitas vezes os pais não estão conseguindo levá-las nas Unidades de Saúde no período de funcionamento”, ressaltou das Almas.

No Paraná, até agora 1,8 milhão de doses da vacina foram aplicadas, o que corresponde a 77%do público-alvo da campanha. Em Palmeira, dados da última segunda-feira (28)  indicam que 4.975 pessoas, o que significa  73%do público, foram vacinadas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 90%do público alvo.

Foto:Elder Scolimoski