A Campanha de vacinação contra gripe encerra nesta sexta-feira (22). De acordo com o Setor de Imunização do município a meta de aplicação da vacina já foi atingida em alguns grupos. No entanto, o  que preocupa é a vacinação em crianças de 6 meses a 4 anos e  gestantes.

Dados da Imunização da Secretaria de Saúde de Palmeira indica que 72%  das crianças e 75%  das gestantes foram vacinadas contra Influenza. Até a última semana foram 7.809 doses aplicadas. A meta estabelecida pela Secretaria é de 90%, faltando atingir  em nível geral 5%  do estipulado.

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Palmeira, Jean Carlo das Almas reitera a importância da vacinação. “Lembrando que a vacina contra gripe é segura. Ela protege contra H1N1,H3N2 e Influenza B”, comenta o profissional da saúde.

Cobertura vacinal no Paraná

De acordo com Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), das 658.2929 crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, pouco mais de 450 mil tinham recebido a dose da vacina contra a gripe até o início da tarde desta terça-feira (19), o que representa 68,7%do público-alvo.  Da população estimada de 116 mil grávidas, pouco mais de 83 mil já foram vacinadas, o que representa 71,5%da meta.

Doses restantesJean Carlo das Almas também informou que não há garantia de liberação para o restante da população das doses que sobrarem. “Nós já recebemos todas as doses que seriam enviadas ao município de Palmeira e temos que assegurar a segunda dose das crianças. Todas essas crianças que foram vacinadas pela primeira vez precisam tomar o reforço. Então a Secretaria de Saúde tem que ter esse cuidado de estar guardando a segunda dose para as crianças. E também para as gestantes que precisam tomar a vacina no decorrer do ano. Por isso nós não garantimos que vai ter saldo de doses. Nós só vamos saber depois do dia 22, se realmente houve ou não sobra de dose”, explicou o enfermeiro.

As pessoas pertencentes ao público alvo podem procurar as Estratégias da Saúde da Família até sexta-feira (22), às 17h.

Foto:Elder Scolimoski