Dia do Livro tem registro de escritores de Palmeira

Dia do Livro tem registro de escritores de Palmeira

Publicado em: 23 abr, 2021 às 8:56

O Dia Internacional do Livro foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, o 23 do abril.

Para marcar a data, alguns escritores de Palmeira ou ligados à cidade, gravaram áudios fazendo menção ao dia. Certamente uma oportunidade especial de falar sobre livros, leitura e destacar os autores. A matéria foi ao ar durante o Bom Dia Palmeira, apresentado por Elder Scolimoski, nesta sexta-feira (23).

Por ordem alfabética inicio com a fala do professor, palestrante e escritor Anderson Novelo, palmeirense que reside na Capital do Estado.

Agora vamos ouvir o que diz o professor, historiador, museólogo e escritor, Arnoldo Monteiro Bach sobre a data.

Acredito ser o mais jovem escritor de nossa cidade, João Geraldo Borges Junior. Ele que se destaca em todos os trabalhos que realiza como Design, não foi diferente em sua obra, O Casulo Inquieto.

João Marcos Santos Malucelli também encaminhou a sonora para a emissora. Os contos, poemas e histórias contadas em seus livros rendem boas recordações.

Quem passou por Palmeira e escreveu livro enquanto Pároco foi o Padre Osni dos Anjos. Um compilado de mensagens que se transformou em uma grande obra.

Rogério Geraldo Lima registrou através de sua fala a importância da leitura. Autor de livros ligados ao registro do Anarquismo em Palmeira, fato marcante e grande relevância para a história nacional.

O Cowboy Poeta, Silval Silveira Pinto, também gravou sua participação e encaminhou para o programa. Esse momento é mais um marco da história de todos nós.

É muito bom recordar as pessoas de Palmeira e ligadas a nossa terra. Depois de ouvirmos estes escritores que registraram a história através da escrita nas páginas dos livros, temos uma participação internacional. De Londres, na Inglaterra, a palmeirense Vanderli Bello fala aos ouvintes da Rádio Ipiranga.

E o encerramento desta matéria não poderia ser diferente. Quem escreve, pesquisa, dedica e homenageia alguém ou algum lugar. A professora, Historiadora, museóloga e apaixonada por Palmeira, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, que está escrevendo mais uma obra com o resgate histórico das comunidades de nosso Município, reflete sobre a importância da leitura e até oferece uma dica de presente.

As participações destes escritores representam tantos outros que utilizam desta forma para registrar a história, aproveito para citar ainda Luiz Gastão Gumy e a poetiza Maria Edite Lederer, a Mel.

Recordamos também aqueles que deixaram obras importantes e escreveram seus nomes na história de Palmeira: Alfredo Bertoldo Klas, Astrogildo de Freitas, Heitor Stocler de França e Moises Marcondes.

Por: Elder Scolimoski.
Colaboração: Edson Ehalt.