Direção da APAE destaca parceria com a comunidade

Direção da APAE destaca parceria com a comunidade

Publicado em: 31 jan, 2019 às 15:48

Reconhecida no município e em toda região pelo trabalho desenvolvido, a APAE de Palmeira é uma instituição que promove e protege as pessoas com deficiência. Michele de Freitas Kapp e Maikel Maidl, diretores auxiliares da entidade, estiveram no Noticiário P7 da Rádio Ipiranga de hoje (31), para falar sobre a importância da APAE.

Michele define a instituição como um “lugar de acolhimento a diversidade na nossa cidade. Um lugar que experimenta a dignidade, a nobreza e o talento das pessoas com deficiência”, afirmou a diretora auxiliar.

Segundo ela, as informações sobre as ações realizadas permitem aproximação com a comunidade. “Isso porque quem conhece gosta e quem gosta ajuda”, comentou Michele.

A APAE mantém serviços em três áreas, assistência social, saúde e educação. Neste último segmento a instituição oferece Educação Básica com a Escola Ernesto de Oliveira modalidade de Educação Especial. “Assim, os alunos tem o direito de frequentar Educação Infantil , Ensino Fundamental , 1° e 2° ano além do  EJA, de modo diferenciado com tempo adaptado as dificuldades de cada um”, explicou a funcionária da APAE.

Na área de Assistência Social e Saúde, existe um trabalho de proteção, orientação às famílias e o atendimento técnico que vem a reabilitar e garantir o desenvolvimento totalizado das crianças e adolescentes.

Para oferecer esses serviços técnicos que não foram interrompidos nas férias escolares, existe uma equipe multiprofissional, com assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, neurologista e dentista. Além dos encaminhamentos que a assistência social realiza para outras especialidades no município ou outras cidades.

O Ano Letivo inicia em 11 de fevereiro, com o planejamento e a formação dos professores e no dia 14, os alunos retornam as atividades.

Os diretores auxiliares lembraram que o trabalho desenvolvido pela APAE é totalmente gratuito e que a instituição se mantém de verbas e doações da comunidade. “A APAE de Palmeira tem uma estrutura muito boa e grande . Sempre dizemos que a APAE é um organismo vivo, todo dia e toda hora estão acontecendo coisas, surgindo necessidades que nós temos que suprir  e manter tudo isso funcionando realmente se torna caro. Por isso que precisamos muito da sensibilidade dos governantes, porque precisamos de parcerias, com órgãos governamentais, a nível federal, estadual e municipal”, explicou Michele.

Ainda sobre a questão financeira, a diretora auxiliar lembrou o apoio da população de Palmeira. “Contamos com a colaboração e a solidariedade da comunidade palmeirense que sempre está pronta para colaborar e isso nós vemos que é graças a grande confiabilidade que a APAE tem no município. A comunidade está pronta a ajudar porque acredita que o trabalho é importante”, disse a funcionária. Uma das maneiras de ajuda a instituição é através do Nota Paraná, depositando na urna da APAE a nota fiscal sem o CPF cadastrado.

Atualmente 200 alunos, da cidade e do interior do município são atendidos pela entidade, sendo que 86 ficam o dia todo na APAE. Assim, todos eles, inclusive os 80 estudantes que residem na área rural possuem transporte garantido.

No final de 2018, a APAE participou em Quitandinha do Festival Regional Nossa Arte, com os grupos de música e dança. As duas equipes conquistaram os primeiros lugares e em maio participam de nova competição em Cascavel. O evento estadual, ainda sem data definida, mostra o comprometimento da instituição que assim como em anos anteriores foi destaque. “É um momento muito feliz, que podemos estar mostrando além do município de Palmeira, as potencialidades dos nossos alunos.”, destacou Maikel.

Os ensaios retornam com o início das aulas, no dia 14 e o diretor auxiliar ressaltou a qualidade dos profissionais da instituição. “Tudo isso é possível porque a APAE consegue através de projetos e doações, manter e proporcionar que os profissionais que atuam nessas áreas, possam estar trabalhando e descobrindo novos talentos”, contou Maidl.

Além das atividades tradicionais da entidade, como o Jantar Solidário APAE, ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a entidade marcará presença nas comemorações do bicentenário de Palmeira.

Os diretores também convidam as pessoas a conhecer a sede da APAE e o trabalho realizado. Para a direção, a parceria com a comunidade contribui de maneira essencial, para a efetividade dos serviços oferecidos.

Foto:Elder Scolimoski

 

Publicidade

Farmácia Santo Antonio