Nesta quarta-feira (09), é o último prazo para regularização do título de eleitor.  Os eleitores da  13ª Zona Eleitoral, de Palmeira  que precisam transferir, atualizar ou emitir o título devem comparecer ao Fórum Eleitoral na Rua Barão do Rio Branco, a partir das 12h.

No Brasil, o voto é obrigatório para os eleitores que têm entre 18 a 70 anos. O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, data do 1º turno, precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Para transferência, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, o prazo de no mínimo um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

Além disso, para este ano, a biometria será obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados, entre elas Palmeira.

Nesses municípios, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. Da mesma forma, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições também teve o título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.