O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  registrou, pela primeira vez, o menor percentual de ausentes 24,9%, desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação de provas. O percentual corresponde a 1.374.430 participantes, do total de 5.513.749 inscrições confirmadas. Os índices foram registrados no primeiro dia de prova da edição de 2018. Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar.

No Paraná foram mais de 237 mil inscrições, o que corresponde a 4,3%do número total de candidatos inscritos. A maioria dos paranaenses com faixa etária de 21 a 30 anos. As mulheres também são as que possuem maior presença entre os inscritos. As provas de ontem foram de linguagens, códigos e suas tecnologias;e de ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.  De acordo com o Ministério da Educação, outro número positivo foi o alto índice de acesso ao cartão de confirmação de inscrição, que superou 89%.

O Enem 2018 continua no próximo domingo (11)com aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, sendo 30 minutos a mais que no ano passado. A mudança de tempo é uma das novidades da edição, que também ampliou em cinco vezes, o número de detectores de ponto eletrônico.

Os gabaritos e cadernos de questões serão liberados em 14 de novembro, no site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.