Enfermeiro foi a primeira pessoa de Palmeira a receber dose da vacina contra Covid-19

Enfermeiro foi a primeira pessoa de Palmeira a receber dose da vacina contra Covid-19

Publicado em: 20 jan, 2021 às 15:19

O enfermeiro Jean Carlo das Almas foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 em Palmeira.
A vacinação aconteceu nesta quarta-feira (20) às 13h30 no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.  A dose foi aplicada pela técnica em enfermagem Gislaine Conceição dos Santos.
Também estavam presentes o Prefeito de Palmeira Sérgio Belich,  Secretário de Saúde Giovatan de Souza Bueno, Jovane Ferreira, representando os vereadores do município e membros da imprensa.
 “Eu desejo que a vacina venha trazendo dias de esperança para todos nós profissionais de saúde e também para toda população do nosso município. Sou muito grato por estar aqui hoje com saúde vivendo este momento”, disse o enfermeiro.
A técnica em enfermagem falou da emoção em aplicar a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Palmeira. “Me sinto muito emocionada por poder fazer parte de algo tão importante, tão esperado por toda população. É uma honra também estar nesta linha de frente ajudando a combater, dando auxílio e apoio. É muito gratificante”, disse Gislaine.
Ao falar da alegria deste momento, Belich lembrou as vítimas ocasionadas pela pandemia. “É uma mistura de alegria e de tristeza. Alegria pela chegada da vacina depois de praticamente 10 meses de pandemia, mas junto vem o momento de tristeza em que pensamos naquelas pessoas, naquelas famílias que não tiveram oportunidade de ter a vacina para poder receber essa imunização e acabaram falecendo nestes últimos meses, pontuou ele.
O Prefeito apelou para que a população tome os cuidados necessários contra o novo coronavírus. “Que as pessoas se cuidem, que zelem realmente por suas famílias, que usem as máscaras qualquer lugar que forem, carreguem álcool em gel, evitar cumprimentar as pessoas, chegar próximo. (…) Façam essa campanha de apelo aos seus familiares, especialmente aos jovens que gostam de sair e ir às festas de noite, que eles possam se precaver”, disse Sérgio.
O Secretário de Saúde também se solidarizou a todas as famílias com pessoas acometidas pela doença. Ele pediu que cada munícipe assuma o papel de fiscalizador no enfrentamento à Covid-19.
Bueno explicou que profissionais da saúde na linha de frente e idosos de instituições de longa permanência serão os primeiros vacinados conforme planos nacional e estadual de imunização. “Vamos fazer agora nossa primeira etapa em que recebemos 310 doses que vão atender as pessoas que trabalham na linha de frente com a Covid-19 e os idosos dos asilos. Em uma segunda etapa que ainda não está definida, quem define é o Programa de Imunização Nacional tutelado pelo Governo Federal, a medida que as doses vão sendo produzidas, distribuídas vai entrar a segunda etapa que vai ser destinada para as pessoas de alto risco”, relatou Giovatan.

Texto e fotos: Bruna Camargo