A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira divulgou que as 14 Estratégias de Saúde de Família (ESFs), Centro de Especialidades Odontológica e Centro de Especialidades Municipal vão receber equipamentos e medicamentos para atendimento de urgência e emergência. Dessa forma, as unidades estarão mais preparadas para casos eventuais que exigem atendimento emergencial.

Segundo a diretora de saúde, Rosilene Calixto, as Unidades de Saúde não têm como objetivo o atendimento de urgência e emergência, mas são as portas de entrada do sistema de saúde. “Durante o atendimento corriqueiro as unidades podem receber situações que requerem atendimento emergencial, dessa forma os equipamentos serão essenciais ajudando a diminuir possíveis sequelas ou complicações maiores nos pacientes”, explica Calixto.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, a lista de materiais inclui ambu infantil e adulto, cânulas, sondas de oxigênio, respirador portátil, cateter e medicamentos especiais. Com esses equipamentos o médico pode socorrer o paciente rapidamente em casos de reação alérgica e paradas cardiorrespiratórias, por exemplo, resultando em uma melhor resposta de vida.

Fotos:Prefeitura Municipal de Palmeira