Estudantes de Palmeira desenvolvem projeto com balão meteorológico

Estudantes de Palmeira desenvolvem projeto com balão meteorológico

Publicado em: 23 out, 2019 às 11:27

Estudantes e professores do Colégio Estadual do Campo Pinheiral de Baixo, de Palmeira (Campos Gerais), estiveram em Curitiba nessa segunda-feira (21) para apresentar o projeto “Missão de balão de alta altitude” ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.
O projeto consiste na utilização de um balão meteorológico, sensores, rastreadores de rádio e várias baterias para coletar dados de temperatura, pressão, umidade relativa do ar e outras variáveis necessárias para caracterizar a atmosfera terrestre.
Os dispositivos são montados num cooler de isopor, leve e resistente para suportar a ascensão de viagens espaciais e também aterrisagens irregulares.
Professor de Física e orientador da pesquisa, Júlio Cesar Caralp explica que a ideia é apresentar o projeto em congressos e eventos, além de escrever artigos para revistas científicas com base nos dados coletados.
“Estamos trabalhando com um balão meteorológico, que é um dispositivo tecnológico que já existe e é utilizado por empresas de monitoramento. Transformamos o balão num objeto didático para ensinar Física, além de iniciar alunos de Ensino Médio na pesquisa científica”, conta.
Fazem parte da pesquisa os estudantes Aline Costa, Felipe Sviech, Gislaine S., Joilso Mance, Letícia Falarz, Maria Priscila Rogovski, Mirela Bassani, Monique Borges Seixas, Nicoly Aparecida S. e Pamela Sanson.
Com informações e fotos da Agência Estadual de Notícias