A Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresentam aos micro e pequenos empresários palmeirenses o Escritório de Compras Públicas Virtual. O objetivo da iniciativa é aumentar a participação de empresas locais nas licitações do Município.

A ferramenta virtual é gratuita e oferece aos interessados informações para que as empresas possam participar do mercado de licitações do Município, além de informar diariamente por e-mail sobre oportunidades de negócios de cada setor, oportuniza o aumento de receitas da empresa com possibilidades de negócios e possibilita o conhecimento e o uso dos benefícios do tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas.

As empresas interessadas podem se cadastrar gratuitamente no site http://centro.comprapr.com.br/ e devem informar o código de atividade. Com as informações fornecidas, o site, automaticamente, seleciona as empresas que atendem os requisitos da licitação e dispara um e-mail avisando o empresário que ele tem o perfil para participar do processo.

A iniciativa do Escritório de Compras Públicas Virtual é do Sebrae/PR, em parceria com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap)e Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fopeme). A participação da Prefeitura ocorre por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, através do Departamento de Compras e Licitações

Manual de Licitações

Em 2017 a pregoeira do Município, Leiliane Costa, criou um manual para estimular a economia local e contribuir para que os microempreendedores individuais e as micros, pequenas, médias e grandes empresas instaladas no município conheçam e aproveitem as oportunidades de negócios com o poder público municipal.

O Manual de Licitações Municipais está disponível no site da Prefeitura de Palmeira, no menu ‘Licitações, no submenu ‘Manual de Licitações’, ou através do link https://goo.gl/bmCa82.

O documento conta com 21 páginas e apresenta assuntos básicos, como o que é licitação, modalidades, tipos e fases do processo, benefícios para microempresas e empresas de pequeno porte, dados municipais e esclarece as principais dúvidas de como participar das licitações promovidas pela Prefeitura de Palmeira.

Apesar de estimular a participação de empresas locais em suas licitações, a Prefeitura de Palmeira deve respeitar a legislação e não pode restringir o acesso ou conceder privilégios nas licitações para empresários de determinada localidade, deixando, portanto, a disputa aberta para empresas de todo o Brasil.

Imagem:Prefeitura Municipal de Palmeira