Festa em Santa Bárbara exalta a cultura polonesa e fé em Nossa Senhora de Czetochowa

Festa em Santa Bárbara exalta a cultura polonesa e fé em Nossa Senhora de Czetochowa

Publicado em: 18 ago, 2018 às 11:12

Amanhã (19)  será realizada a 25ª Festa Típica Polonesa em Santa Bárbara, interior do município. A festividade que enaltece a cultura polonesa e à devoção à Nossa Senhora de Czetochowa é promovida pela Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro – Polonesa no Brasil) e comunidade de Santa Bárbara. Neste sábado (18)  há o encerramento do tríduo que integra a programação do evento.

Os imigrantes poloneses vieram ao Brasil com uma fé inabalável em devoção à Rainha da Polônia. Os descendentes desta imigração, foram homenageados com a escolha de Nossa Senhora de Częstochowa como a Padroeira da Braspol do Brasil e por conseguinte de todos os polônicos.

A festa é conhecida por reunir centenas de pessoas das comunidades vizinhas e demais cidades, como Lapa, Rebouças, São Mateus do Sul, Ponta Grossa e Curitiba.

No domingo (19) acontece às 7h alvorada festiva e às 10h missa solene oficiada em Polonês. Mariano Macuco da equipe de liturgia da comunidade explicou que a celebração não será exclusivamente em polonês. “Só para deixar bem tranquilo, quem gosta de participar da missa, ela não vai ser totalmente em polonesa, teremos um mesclado. A missa será muito bonita e convidamos a todos para participarem”, contou Macuco.

Para homenagear a gastronomia polonesa, vários pratos típicos serão servidos no almoço. A culinária é um dos elementos dessa cultura  muito cultivada pelos moradores da região.

Durante a tarde, o grupo de Curitiba “Os Gaideski” fará a animação musical da festa. Demais apresentações artísticas e danças folclóricas também estão na programação da tarde de domingo (19).

Outra atração que tornou a Festa Típica Polonesa ainda mais conhecida é a tradicional brincadeira da pega do porco no barro. O momento é muito esperado pelos competidores e apreciadores desse momento de divertimento.

Haverá uma Feira cultural com produtos da colônia, brincadeiras e recreações típicas, além de artesanato em geral e culinária típica polonesa.