Em agosto inicia o pagamento do licenciamento anual de veículos. As datas de vencimento são de acordo com os dígitos finais da placa do veículo.

Os proprietários dos veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão que pagar até o fim de agosto. Já as placas com final 3, 4 e 5 em setembro;finais 6, 7 e 8 em outubro;e finais 9 e 0 no mês de novembro. No entanto, todas as guias já estão disponíveis.

Para realizar o pagamento, o usuário precisa emitir a guia de pagamento no site, no aplicativo Detran Fácil ou ainda pessoalmente nos terminais de autoatendimento do Departamento de Trânsito.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran)  lembra que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é único de porte obrigatório do veículo e na forma original. Sendo emitido e enviado exclusivamente pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA.

O motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa Gravíssima, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

No site do Detran  é possível conferir a data de vencimento conforme a placa do veículo.