Fórum Eleitoral de Palmeira realiza simulação de voto

Fórum Eleitoral de Palmeira realiza simulação de voto

Publicado em: 23 out, 2018 às 18:01

Com a presença da Drª. Cláudia Sanine Ponich Bosco, Juíza Eleitoral da Comarca de Palmeira, do Promotor Drº. Antonio Carlos Nervino, do Chefe do Cartório Eleitoral Adilson Severino da Silva, do Coronel Mauricio da Silva Rangel e do Capitão Wilson de Paula Lessa do 5º Batalhão de Suprimento, aconteceu a votação simulada e a auditoria nas urnas que serão utilizadas no domingo (28)  para a eleição do 2º turno.

Segundo dados do Fórum Eleitoral, a 13ª Zona Eleitoral, está composta da seguinte maneira:Palmeira com 87 seções e Porto Amazonas com 12 seções, um total de 99 urnas que serão preparadas. De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral são 15 urnas de reserva para Palmeira e oito para Porto Amazonas.

A Juíza falou sobre a importância da realização desse procedimento e a participação dos eleitores na simulação.  “A importância é para que seja removida da mente das pessoas a informação de que as urnas podem ser fraudadas, que o sistema não é confiável. O que não é verdade.”, explicou a doutora.

Na ocasião, ela também lembrou que nenhuma fraude foi confirmada no 1º turno. “Recentemente o Tribunal Regional Eleitoral promoveu uma auditoria em todas aquelas urnas onde havia sido sinalizados problemas e ficou definitivamente comprovado que não existiu nenhuma fraude. O que aconteceu é que eleitores acabaram votando errado, no campo onde era pra votar para governador as pessoas acabavam digitando o número do seu candidato para presidente. Por isso que aconteceu esses problemas”, relatou Claudia.

Nervino elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral e comentou a expectativa para domingo (28).  “Essa transparência para nós nesse processo é a prova mais significativa de que não há o que temer. Nós estamos muito tranquilos e acreditamos também que o pleito de domingo será muito tranquilo assim como foi o 1º turno. Esperamos também que a conclusão dos trabalhos bastante rápida”, abordou o promotor.

Após o procedimento de preparo e lacração, as urnas são armazenadas e guardadas até a sexta-feira (26), data que tem início o transporte delas para os locais de votação.

No último sábado (20)  foi realizado uma reunião com os mesários do município. A Juíza explicou que a principal recomendação foi para que caso o eleitor relate algum de problema no momento da votação que os mesários entrem em contato diretamente com a Junta Eleitoral.

Claudia tranquilizou os eleitores de Palmeira e Porto Amazonas sobre o tempo de espera a população votar. “Nós teremos muito menos filas do que tivemos no 1º turno, como a votação no Paraná será apenas para um candidato para ser votado, a tendência é que não tenhamos filas. Os próprios mesários já se familiarizam com a votação por biometria, que para nós era algo novo”.

De acordo com a Juíza, devido a diferença no fuso horário em relação aos estados do Norte, acredita-se que no máximo até 21h, o resultado do pleito esteja disponível.

Fotos:Elder Scolimoski