O grupo de Escoteiros “Tropeiros” promove neste sábado (29)   arrecadação de lixo eletrônico no Lar Acelino das 14h às 17h. Serão recolhidos  baterias e pilhas eletrônicas, computadores, televisões, lâmpadas, rádios, batedeiras, celulares, entre outros.

De acordo com Moacir Gurchet, coordenador do ramo escoteiro, os materiais coletados serão levados a Usina de Reciclagem do Município. “Trata-se de uma maneira de fazer as pessoas repensarem a destinação do lixo eletrônico”, comentou o integrante do grupo.

Lixo eletrônico em números

Segundo dados da Revista Científica Galileu, o Brasil é o sétimo maior produtor do mundo de lixo eletrônico, com 1,5 mil toneladas por ano. A estimativa é de que em média cada habitante de nosso planeta descarte 6,7 quilos de lixo eletrônico para cada habitante do nosso planeta. Conforme dados da revista, apenas 3%deste material possui destinação correta no país

Além disso, o relatório Global E-waste Monitor 2017, mostra que o Brasil é o segundo maior produtor de lixo eletrônico das Américas, ficando atrás somente dos EUA.