25 de agosto comemora-se o dia do feirante

25 de agosto comemora-se o dia do feirante

Publicado em: 25 ago, 2018 às 11:17

Neste sábado (25)  é comemorado o dia do feirante. Esta data é uma homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

Em Palmeira temos a feira do produtor rural e de produtos orgânicos. Semanalmente 19 feirantes realizam a comercialização de hortaliças, frutas, verduras, massas, leite, ovos, e outros produtos como embutidos e conservas que são feitos por famílias de agricultores de nosso município. A reportagem da Rádio Ipiranga esteve na manhã deste sábado (25), conhecendo a rotina dos feirantes do município.

Dona Edir Maria Cordeiro Hass conta que há 25 anos é feirante. Ela é moradora da localidade de Pinheiral de Baixo comercializa os mais diversos produtos, como leite, macarrão, broa, pão, compotas, aipim, frutas da época, cerveja caseira, feijão, entre outras. Todos os alimentos vendidos são produzidos por sua família. A feirante relatou o grande apreço que tem pela atividade e a vasta clientela que conquistou ao longo desses anos.

Para os consumidores de produtos sem agrotóxico, a Feira dos Orgânicos é um prato cheio. De acordo com Cleonice Slusarz, de Paiol do Fundo, os produtos ali comercializados são 100%isentos de produtos químicos. “Nosso forte mesmo é verdura, temos alface, repolho, brócolis, couve flor. Não temos tomate porque não é da época e no orgânico é mais difícil produzir o que não de determinado período. Temos tudo de folhagem, tubérculos e demais variedades. Há 18 anos temos a certificação de produtos que são totalmente orgânicos”, relatou Slusarz.

O morador de Faxinal dos Quartins, Roberto Gurski, conta que buscou a produção orgânica há 18 anos, pensando em oferecer a população alimento saudável e ao mesmo tempo qualidade de vida para a sua família. Trabalhamos com orgânico, porque ao não usar veneno, nossa família   os clientes e vão consumir alimentos  mais saudáveis”, explicou Gurski.

Segundo ele, apesar de produção de orgânico exigir alguns cuidados, o trabalho com esses alimentos é satisfatório. “Tem suas dificuldades, mas vendo bem a época de plantio é possível produzir bem. Nós adaptamos a produção e tem dado certo”, comentou o feirante.

Parabéns a todos os nossos agricultores do município, hoje de maneira especial aos feirantes, pela comemoração do seu dia. A Feira do Produtor Rural acontece toda quarta e sábado das 6 às 11h30 no Mercado Municipal. A comercialização de produtos orgânicos é semanalmente, aos sábados a partir das 6h30 até o meio dia, na Praça Domingos Theodorico de Freitas, em frente ao cemitério.

Fotos:Elder Scolimoski