Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria - desde 1944 em Palmeira

Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria - desde 1944 em Palmeira

Publicado em: 15 maio, 2019 às 11:02

Neste sábado, dia 18 de maio, acontece a Missa em ação de graças pelos 75 anos da presença das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, em Palmeira. A celebração será às 10 horas na Igreja Matriz e toda a comunidade palmeirense é convidada.
Em entrevista ao Noticiário P-7, da Ipiranga FM, nesta quarta-feira (15), a Irmã Leonilda Carmem de Souza contou que muitas Irmãs estarão presentes na celebração, inclusive confirmaram presença a Delegada da Madre Geral no Brasil, Fabíola Ruszczyk, a Madre da Província Menino Jesus, Madre Maria Madalena Rendak, a Presidente da Associação Família de Maria, Irmã Edites Bet e as Irmãs que vieram da Polônia, Ir. Ana e Ir. Danuta.

A história
O trabalho da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria iniciou na paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em janeiro de 1944, quando o Pároco era o Padre José Wicherink, e três meses depois foi fundado o Educandário Imaculada Conceição.
Há registros das Irmãs Águeda Rendack, Eugênia Strzelecki e Clemência Chapieski que iniciaram o curso primário para cerca de 90 alunos. Com o passar dos anos houve a necessidade de ampliação de espaço físico e do crescimento na área pedagógica. Sempre dedicados, o ensino público se destacou pela qualidade dos profissionais atuantes na educação, que por muitos anos também ofertaram cursos de corte e costura, datilografia e acordeom.
No ano de 1994, a Escola Municipal Imaculada Conceição passou a oferecer o sistema particular de ensino, dando origem à Escola Sagrada Família, que oferecia inicialmente os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, com Ensino Médio sendo implantado em 1998, na gestão da Irmã Maria José de Oliveira, passando então a ser denominado Colégio Sagrada Família, hoje com a direção da Irmã Leonilda Carmen de Souza.
Entre as atividades prestadas para a comunidade, além da educação e o trabalho na Igreja, com grande destaque para catequese, as Irmãs também assumiram o Lar Sagrada Família, que atende as senhoras idosas.
Ao todo, são nove Irmãs que atuam em Palmeira, cinco no Colégio e quatro no Lar das Idosas. Colégio: Ir. Leonilda Carmem de Souza, Ir. Maria José de Oliveira, que também foi diretora, Ir. Leoni Lucia Valesco, que trabalhou em Palmeira na década de 60 no Educandário, Ir. Catarina Ferreira Nunes, natural de Palmeira e a Ir. Paula Nunes dos Santos. No Lar: Ir. Mônica Spila, Ir, Eliane Reitz, Ir. Cândida Maria Santana e a Ir. Cecília Gonçalves.

Irmãs palmeirenses
Além da Ir. Catarina Ferreira Nunes, que trabalha no colégio, pelo menos mais quatro Irmãs também nasceram em Palmeira, entre elas: Ir. Mariza Pietrala (Santo Antônio da Platina), Idalina Marcovicz (Curitiba), Ir. Celina Gross (Curitiba), Ir. Soeli Gross (Guarapuava), Irmã Ângela Borcoski (Curitibanos – SC) e a Irmã Rosalina Borcoski (já falecida).

Publicidade

Farmácia Santo Antonio