Jovens da Paróquia se preparam para teatro da Paixão de Cristo

Jovens da Paróquia se preparam para teatro da Paixão de Cristo

Publicado em: 15 abr, 2019 às 16:23

O espetáculo da Paixão de Cristo produzido e encenado pela juventude palmeirense já se tornou uma tradição em nossa Paróquia. Pela quinta vez, o Grupo Despertai Jovem realiza a apresentação, buscando inovar a cada ano e encantando o público ao lembrar os últimos momentos e a ressurreição de Jesus.
O teatro “Paixão de Cristo segundo João, um jovem aos pés da cruz” acontece nesta Sexta-Feira Santa (19), às 20h na quadra de esportes do Colégio Sagrada Família. Para este ano, o diferencial é que a história será narrada através da visão do discípulo João, também conhecido como o “discípulo amado”. João Geraldo Borges Junior, diretor do espetáculo explica que esta temática, tem intuito de fazer com que o público vivencie esta experiência por outro olhar. “Uma característica que quisemos trazer desta vez foi a perspectiva da Paixão de Cristo pelo discípulo João já que ano passado fizemos aos olhos de Maria. Como somos um grupo de jovens é muito interessante trazer o enfoque de um jovem que vivenciou a Paixão do Senhor e nada melhor que João, o discípulo amado”, contou o diretor.
Neste fim de semana, os ensaios foram intensificados, com a apresentação nos ajustes finais. São cerca de 60 pessoas envolvidas, desde atores, pessoas trabalhando na montagem do cenário e nos bastidores. “ Este é 5° ano fazendo a encenação e cada vez tentamos melhorar acrescentando novas cenas, novos cenários. Aproveitamos um pouco do que temos, mas sempre inovando e melhorando. Então é  uma estrutura muito gigante que precisamos criar e organizar, desde os objetos, cenário, todo figurino, gravação das falas, edição dos áudios, é um trabalho bem complexo”, contou Borges Júnior.
Entre as novidades da apresentação, está o local, que será o Colégio Sagrada Família. A escolha tem intuito de trazer mais comodidade e conforto, além de evitar que o teatro seja prejudicado com possibilidade de chuva. A procissão da Via Sacra está prevista para sair às 19h da Igreja Matriz. Com isso, os portões do Colégio estão previsto para abrir às 19h50 “O teatro é a conclusão da Via Sacra, então estamos trabalhando junto, por isso só vamos começar o teatro quando todos da Via Sacra estiverem lá”, adiantou o diretor.
Outro detalhe contado por João Geraldo em entrevista ao Noticiário P7 desta segunda-feira (15) é que além do palco, a encenação será feita  em um espaço da quadra, para assim explorar mais as cenas.
Sobre o que o público pode esperar para esta edição, o diretor explica que a intenção é que o público possa refletir sobre como se sentiu o único discípulo que permaneceu aos pés da cruz. “Queremos buscar algo religioso, não somente encenar a Paixão de Cristo, mas sim trazer mais religiosidade para o nosso teatro. E com essa visão de João teremos a narração deste João já idoso contando como foi a sua experiência na juventude ao lado do Mestre”, contou Borges Júnior.
Segundo ele, as narrações são focadas em cada sentimento que o jovem João sentiu durante toda a Paixão do Senhor, além de sua relação com Maria. João é chamado de discípulo amado no Evangelho porque era o mais próximo de Jesus Cristo.
A dedicação e o engajamento dos jovens foram destacadas pelo diretor durante a entrevista. Além disso, esta apresentação ressalta o protagonismo jovem. Isso porque não apenas a maioria dos atores são jovens, como também os papéis principais foram destinados para a juventude.
João Geraldo lembrou que toda produção é de Grupo Despertai, desde o texto, roteiro, até a construção do cenário. No entanto, ele fez questão de registrar um agradecimento a todos que estão contribuindo para espetáculo, como a colaboração de pais, familiares e empresas locais. Para o diretor, além de evidenciar o rosto da juventude na Paróquia, o teatro contribui para a união entre as comunidades.

Por Bruna Camargo

Fotos: João Geraldo Borges Jr