Padre Adriano conta sobre etapa final do restauro da Igreja Matriz

Padre Adriano conta sobre etapa final do restauro da Igreja Matriz

Publicado em: 23 nov, 2018 às 14:10

Há menos de uma semana para entrega da Igreja Matriz restaurada, a comunidade palmeirense aguarda ansiosa para conferir o resultado final de mais de dez anos de trabalho.As obras tiveram início em 2008, com a restauração civil, compreendendo o telhado e o assoalho da igreja.

A edição do jornal Ipiranga de julho daquele ano trazia a seguinte matéria “Encerrada a primeira etapa nas obras no telhado da Matriz”. Na ocasião, o telhado que cobre o altar e a sacristia estava comprometido pela ação do tempo e ataque de cupins.

Chama atenção que ao fim deste texto comenta-se que após as reformas, seria vez de pensar na possibilidade de restauração da Igreja Matriz “Esse será o trabalho mais demorado e mais caro e será preciso contratar uma equipe altamente especializada”, diz o texto da edição n° 72 de 2008. Após mais de uma década, através de doações e promoções realizadas pela Paróquia Nossa Senhora Conceição, o processo de restauração se tornou realidade.

Em maio de 2014 teve inicio a restauração artística da Igreja, com Gilberto Alberton Benvenutti, artista plástico e restaurador, proprietário empresa Gaya Restauro.

Assim, em entrevista ao Noticiário P7 desta sexta-feira (23), o padre Adriano da Levedove contou que o valor investido pela Paróquia através de contribuições e ações como festas, bazares, rifas, entre outros, foi de R$ 1.054.478,20 (Um milhão, cinquenta e quatro mil, quatrocentos e setenta e oito reais e vinte centavos). Atualmente, acontecem os últimos trabalhos do restauro artístico, além da limpeza no local. Na área externa, a pintura já foi concluída e finaliza-se o trabalho da confecção das calçadas em torno da Igreja Matriz.

Ação de graças pelo restauro

Na próxima quinta-feira (29)   será o dia de Ação de Graças pela conclusão do restauro da igreja Matriz.

A programação tem início às 7h da manhã com a oração das Laudes (oração da manhã). Das 8h às 17h haverá Hora Santa com pastorais, movimentos e fiéis em geral, além de atendimento dos padres para aconselhamento e confissões.

O bispo palmeirense Dom Sérgio Krzywy, celebra às 19h30 Santa Missa de Ação de Graças pela conclusão do restauro. Na ocasião também será o primeiro dia da novena em louvor a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Palmeira.

Foto:Elder Scolimoski