Padre Naves comenta sobre nova missão em Curitiba

Padre Naves comenta sobre nova missão em Curitiba

Publicado em: 3 jul, 2020 às 16:34

Padre Joaquim Naves, atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, anunciou nesta quinta-feira (02) no programa “Em Sintonia com a Palavra” da Rádio Ipiranga sua transferência para Curitiba, na Paróquia Santíssima Trindade.
O sacerdote atua em Palmeira desde 14 de fevereiro de 2017. Durante entrevista ao Noticiário P7 desta sexta-feira (03) ele comentou sobre este período no município e também em Porto Amazonas. “Para mim foi uma experiência fantástica, pois como eu falava com Padre Adriano; essa riqueza cultural e religiosa que tem em Palmeira, isso edifica os padres. Sempre deixei muito claro para meus Bispos que onde eles me enviassem eu ia à serviço da Igreja. É isso que eu vim fazer em Palmeira como vocês acompanharam nestes três anos e meio. Eu vou para trabalhar e servir. Depois de padre adotei uma frase assim: ‘Eu quero ser padre pastor, estar junto das minhas ovelhas’.  Acredito que talvez não fiz tudo que precisava fazer em Palmeira, mas fiz o que estava ao meu alcance, o que foi possível”, disse o sacerdote.
Durante a entrevista, Padre Naves destacou o carinho dos idosos e das crianças e como este vínculo foi fortalecido através da 91.7 FM. “Quando nós íamos nas festas das comunidades, eles não me conheciam, só pelas gargalhadas da rádio,  então chegavam e perguntavam; ‘ o senhor é o padre da rádio?’ Então pegamos muita amizade e isso enriquece. Palmeira com tantas comunidades, enriquece mais ainda, porque é uma diferente da outra. E é essa diferença que enriquece nós padres”.
Em 1991, com 26 anos, Padre Naves ingressou ao Seminário.  O sacerdote relatou em algumas entrevistas para Rádio Ipiranga que foram 9 anos de muitas dificuldades, mas que passaria por todos os desafios novamente.  O comprometimento com a vocação, explica a frase escolhida como lema da ordenação presbiteral, “Ser padre é questão de muito amor e fé”. A missa, que ocorreu em 29 de janeiro de 2000, foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Igreja dos Passarinhos, em Curitiba.
De acordo com informação publicada no Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, não haverá nenhuma transferência de padres para Palmeira. E com a sua saída, Pe. Adriano da Levedove ficará responsável pela Paróquia  com o auxílio do atual vigário paroquial, Pe. Leandro Rodrigues dos Santos.

Texto: Bruna Camargo
Foto: Arquivo Rádio Ipiranga/Elder Scolimoski

Publicidade

Farmácia Santo Antonio