Pais revoltam-se diante da proposta do Município em relação ao período intergral da creche III

Pais revoltam-se diante da proposta do Município em relação ao período intergral da creche III

Publicado em: 13 nov, 2018 às 16:38

Uma alteração prevista para 2019 na Educação Infantil em Palmeira, especificamente nas turmas de Creche III, provocou insatisfação por parte dos pais que necessitam desse atendimento educacional.

De acordo com a Secretaria de Educação, a turma que contempla crianças de 3 anos, deixará de atender em período integral, dessa forma, os alunos que atualmente estão na Creche II devem ser matriculados  para o próximo ano no período da manhã  ou da tarde, sem a possibilidade de período integral. Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente são 126 crianças matriculadas no Creche III.

Dayane Mainginski, uma das mães que se sente penalizada com esta mudança conversou com a reportagem da Rádio Ipiranga a respeito do assunto. Para ela, a medida vai impactar diretamente pais que necessitam deixar os filhos nos CMEIs devido ao trabalho. “Nos pegaram de surpresa, estamos acostumados com os filhos em período integral, porque não há como cuidar das crianças em meio período, não tem com quem deixar, então foi optado pelo período integral. E essa surpresa de que temos que escolher período matutino ou vespertino, causa um transtorno enorme, pra mim e outros pais, não só de um CMEI como dos outros. Então, eu acredito que como estão abrindo vagas, eles também podem abrir um número pequeno de vagas que seja de uns 20%a 30%no máximo para o período integral dividido em todos os CMEIs”, relatou a mãe.

Dayane contou ainda a nossa reportagem que a proposta de mudança criada pela Secretaria de Educação foi encaminhada ao Ministério Público, para analisar o caso.

Nossa equipe entrou em contato com Carla Albuquerque, Secretária de Educação do município que explicou que a medida visa ampliar o número de vagas nesta faixa etária, o que será possível com a redução do turno. A mudança se faz necessária devido a lista de espera existente. “Temos uma fila de espera nessa faixa etária que está disponível no site da Prefeitura, de 48 crianças, algumas se mantiveram na fila de espera por não aceitarem vaga em determinado CMEI, preferiram aguardar a disponibilização de uma vaga talvez mais próxima ao local de trabalho ou residência. A nossa opção quando nós optamos por fazer essa modificação é atender essa demanda e também proporcionar as crianças e aos pais uma fase de transição entre o Creche III e o Pré I, que é idade obrigatória e automaticamente é um período só. Com esta medida da redução para um período, nós poderemos atender muito mais que 50%então nós estamos pensando em crianças que ainda não tiveram essa oportunidade, mesmo sendo optativo”, explicou Carla.

A Secretária também explicou que as modificações realizadas estão de acordo com a legislação vigente e que foram amplamente debatidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação. Segundo ela, anteriormente à efetivação das mudanças, os pais dos alunos foram convocados para reuniões onde o assunto foi debatido e explanado com antecedência.

Foto:Elder Scolimoski