A parceria entre comunidade e poder público rendeu um bom fruto na área da saúde para a localidade de Rincão do Coxo. Na manhã desta quinta-feira (23), os moradores locais puderam acompanhar a inauguração de uma unidade básica de saúde (UBS), a qual atenderá aproximadamente 400 pessoas que moram na região.

A obra foi realizada graças a união de forças dos moradores locais e da Prefeitura de Palmeira. Enquanto a comunidade arcou com as despesas da compra de materiais de construção e o terreno, o Município arcou com a mão de obra para que o prédio fosse erguido.

A ideia de unir comunidade e poder público para a construção da UBS partiu da enfermeira Conceição Rocha Büge, que realizava atendimentos improvisados na cozinha do barracão da igreja e na própria igreja, contou a ACS local, Maria Cláudia Dziadzio. “Ela (Conceição)  vinha da sede do município até Rincão do Coxo para realizar atendimentos e deparou-se com a realidade daqui. Logo mobilizou os moradores locais para a construção, que abraçaram a ideia, e repassou nosso projeto à Prefeitura, que aceitou a parceria”, disse.

A atitude foi destacada pelo prefeito Edir Havrechaki, que achou louvável a iniciativa da comunidade. “Eu sempre falo que nossa administração é de parceria e quando a gente percebe que a comunidade tem interesse, é mais gratificante ainda entregar uma obra. Sabemos o quanto é importante essa unidade de saúde, um lugar para a população local ser atendida com dignidade, e não mais em um lugar improvisado, como uma cozinha ou na igreja, como acontecia”, relatou.

Para a secretária de Saúde, Fabiani Bach, a unidade de saúde na localidade vai contribuir com uma das prioridades do município, que é trabalhar com a prevenção de doenças. “A atenção básica tem que estar próxima da população. Essa unidade vai possibilitar justamente isso, que as pessoas de Rincão do Coxo tenham atendimento com mais qualidade e adaptado à realidade local”, disse.

Joceli Vantroba, representando a comunidade de Rincão do Coxo, relatou que o final da obra e o início do funcionamento da UBS são a realização de um sonho. “A unidade de saúde será muito bem-vinda em nossa localidade, pois era uma demanda que existia aqui. Agradeço a todos que contribuíram para que o projeto virasse realidade”, concluiu.

Atendimento

A Unidade de Saúde de Rincão do Coxo funcionará durante dois dias da semana, nas terças e quintas-feiras, com médico clínico geral, dois profissionais de enfermagem, sendo um deles técnico, e um ACS.

Na terça-feira haverá serviço de enfermagem, com preventivos, puericultura, orientações e dispensa de medicação. Na quinta acontecem atendimentos médicos, com livre demanda no período da manhã e com atendimento de horários agendados durante a tarde.

Foto: Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira.