Aconteceu ontem (25)  a reunião de lançamento do Manejo Integrado de Pragas (MIP)e Manejo integrado de Doenças (MID)  da cultura da safra de soja 2018/2019. O evento que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação reuniu produtores rurais e estudantes do Colégio Agrícola Getúlio Vargas de Palmeira.

Segundo Valter José Ramos, responsável da Unidade Municipal da Emater importância do evento, foi justamente abordar temas que anteriormente não preocupavam na cultura da soja, como o surgimento significativo de lesmas e caramujos na lavoura.

Para Valter, a palestra foi muito produtiva, devido o nível dos profissionais e o engajamento dos participantes. “Tivemos três palestrantes que realmente vieram preparados para falar sobre o tema que se propuseram. Acredito que o entendimento do público foi ótimo e também acredito que o pessoal que aqui esteve volta para casa com muito mais conhecimento”.

Os produtores rurais que participaram do evento manifestaram a satisfação com os conteúdos abordados.  “Gostei muito porque Foi falado de várias doenças e a importância de fazer o preventivo para não passar muito produto, principalmente por causa do meio ambiente.”, contou o Alberto Iantas da comunidade de Benfica, que é produtor de morango, uva, soja, feijão, milho.

O secretário de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Palmeira Eliezer Borcoski comentou que esse trabalho em conjunto com a Emater contribui para o desenvolvimento da atividade no município. “É uma parceria muito importante que a Secretaria de Agricultura tem com a Emater, na qual os técnicos da Emater entram com sua participação. É uma palestra muito importante para os nossos agricultores porque essa parceria vem ajudá-los a ter melhor esclarecimento sobre as doenças e pragas que estão acontecendo na lavoura da nossa soja”.

Foto:Bruna Camargo