Paróquia convida a celebrar o Domingo de Ramos através da Igreja Doméstica

Paróquia convida a celebrar o Domingo de Ramos através da Igreja Doméstica

Publicado em: 4 abr, 2020 às 13:05

Neste domingo (05)  a igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. A Semana Santa começa neste dia, pois celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.  Assim, o povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.
Neste ano milhares de cristãos se preparam para celebrar a Semana Santa de uma forma singular. Em meio à pandemia do coronavírus que afeta todo o mundo, as celebrações estão restritas a serem acompanhadas pelos meios de comunicação, seja televisão, rádio ou internet.
Este é o momento dos católicos rezarem em seus lares para vivenciar um dos pontos centrais da fé cristã e também pedir forças para enfrentar esta crise.
Em Palmeira, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e em Porto Amazonas na Paróquia Menino Jesus não será diferente. Como vem acontecendo há alguns dias, os fiéis podem acompanhar as missas através da Rádio Ipiranga ( pela 91.7 FM, site ou aplicativo) e por transmissão pelo Facebook da Paróquia Senhora Nossa Senhora da Conceição.
A Arquidiocese de Curitiba seguindo determinações da Santa Sé orientou as Paróquias sobre como celebrar esta Semana Santa. Em comunhão com a Igreja no Brasil (CNBB) há uma recomendação de que os fiéis sejam incentivados pelos padres a colocar no portão ou na porta da residência alguns ramos. Os que acompanharem missas por transmissão poderão ter também ramos nas mãos para serem bentos. A Coleta de Domingo de Ramos, ato concreto da Campanha da Fraternidade para arrecadar recursos a obras sociais da Igreja, será realizada em outra data a ser fixada pela CNBB.
As celebrações deste sábado (04), às 18h e de domingo (05) às 8h e às 18h pela Rádio Ipiranga e Facebook da Paróquia serão com a Liturgia do Domingo de Ramos e assim seguirão estas orientações.
No ano passado a Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebrou 200 anos de história. A frase que simbolizava a campanha de restauração da Igreja Matriz era “Esta casa somos nós (Hebreus 3:6)”. Assim, o momento nos leva a colocar em prática este versículo e assim mais do que nunca vivermos a Igreja Doméstica, como lembra Padre Adriano da Levedove. “O Cristo estará conosco todos estes dias, como tem estado, é a Igreja Doméstica. Nós nos reunimos como comunidade, mas nós somos cristãos também na nossa individualidade, na nossa particularidade.  E é isso que a Igreja quer justamente fortalecer neste momento. Não estamos no templo, mas o Cristo permanece em nós mesmo quando não estamos no templo”, lembrou o vigário paroquial.

 

Publicidade

Farmácia Santo Antonio