Com apenas alguns meses, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição encarou como primeiro desafio a reformulação do jornal Ipiranga, veículo com mais de 15 anos de existência.  A Pascom foi criada em junho de 2017 e atualmente cerca de nove pessoas atuam na Pastoral. A equipe possui também a ajuda de colaboradores externos, que produzem artigos para o jornal.

Sobre a mudança no jornal Ipiranga, o coordenador da Pascom e responsável pela diagramação do periódico, João Geraldo Borges Junior, explica que durante o processo uma pesquisa com público alvo foi realizada. Através de um questionário aplicado nas comunidades foi possível identificar as preferências dos leitores.

Dessa forma, a equipe foi capaz de planejar um jornal com conteúdo exclusivo, com temas que vão além das notícias da Igreja. Assuntos do cotidiano como saúde, agricultura e psicologia, são pautados mensalmente. A mudança também ocorreu na identidade visual do veículo.  “Nós trabalhamos diversos conteúdos, trazendo também um novo layout, uma nova diagramação para o jornal se tornar mais atrativo”, explicou o coordenador.

Ao abordar a relevância do jornal, o diagramador destacou a importância do acervo digital disponível no site da rádio Ipiranga. “O jornal Ipiranga tem uma história e conta a história da Paróquia, pois é um registro do que aconteceu e não se perde, porque depois de registrado está ali para as gerações futuras poderem visualizar. Por isso é importante termos essa versão digital para tornar mais fácil para qualquer pessoa acessar”.

O integrante da Pascom também comentou sobre os cartões colecionáveis que estão sendo entregues em anexo ao jornal. São 36 cartões no total e a cada mês três cartões acompanham o jornal da Paróquia. Para ele a importância das imagens do interior da igreja, está na reflexão que eles trazem a cada edição.  O coordenador destacou que os cartões colecionáveis são anexos ao jornal, portanto devem ser retirados em conjunto.

Em relação aos próximos passos da Pastoral, a equipe planeja fazer uso das tecnologias na divulgação de informações sobre a paróquia. O intuito é criar uma página no Facebook e um site para a Paróquia. No entanto, Borges Junior ressalta a necessidade de ampliação da equipe para essas atividades.

Sobre a importância de usar a comunicação para levar a palavra de Deus, o coordenador da Pascom fala que o propósito maior da Pastoral é a união entre as comunidades e as suas ações. “A ideia da Pastoral da Comunicação é justamente unificar a Paróquia e caminharmos juntos, esse é o objetivo primordial”.

A Pastoral da Comunicação informa que a partir do mês de março, a retirada do jornal pelas comunidades deve ser feitas até o dia 6 de cada mês. “Infelizmente nós vemos muitas comunidades que acabam deixando de vir buscar o jornal ou vem buscar o jornal muito tarde e as pessoas das comunidades querem o jornal no início do mês. Quem não vir buscar até o dia 6 vai perder a oportunidade de pegar o jornal daquele mês e então distribuiremos na Paróquia”, finalizou o coordenador.