Neste dia 9 de novembro a cidade de Porto Amazonas comemora 71 anos, data que marca a instalação do município. Desmembrado de Palmeira, Porto Amazonas se emancipou em 10 de outubro de 1947, pela Lei no. 02, elevado à categoria de município autônomo. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  de 2014, o município possui 4.755 habitantes. Em 2018 a Paróquia Menino Jesus de Porto Amazonas, passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora Conceição, de Palmeira.

História

Foi  Amazonas de Araújo Marcondes quem iniciou e desenvolveu a navegação fluvial do Rio Iguaçu, tornando-se por muitos anos, semeador de progresso da região. Ele foi o fundador da cidade de Porto Amazonas, situada no local em que ancorava o seu barco -o Cruzeiro, à margem direita do rio Iguaçu.

Residindo em União da Vitória, Amazonas de Araújo Marcondes, promoveu a vinda de famílias de europeus residentes em Santa Catarina para Porto Amazonas, iniciando a formação do município, com muitos dos descendentes destas famílias ainda residindo aqui.

A Prefeitura Municipal na atualidade foi construída no período de agosto de 1985 a setembro de 1986, em formato de vapor, para homenagear a atividade que deu origem ao município.

Terra da Maçã

A cidade é conhecida como a Terra da Maçã, sendo uma das maiores produtoras do Estado do Paraná, e em comemoração à colheita realiza-se anualmente a Festa da Maçã.  Durante as comemorações de aniversário do município, o prefeito de Porto Amazonas, Antonio Altair Polato deve divulgar a data que será realizada a 35ª Festa da Maçã, em 2019.

Foto:  Prefeitura Municipal de Porto Amazonas