Através de fotos e vídeos que circulam pelo WhatsApp é possível identificar dois servidores do município, de posse de um veículo da Prefeitura de Palmeira, com placas AMT 7481, realizando o despejo de lixos às margens de uma estrada no Distrito Industrial. Pelo menos dois dos descartes contem identificação em nome do prefeito Edir Havrechaki.

A Prefeitura Municipal de Palmeira, através do Departamento de Relações Públicas emitiu uma nota à imprensa abordando o assunto. ”Os dois funcionários envolvidos no fato foram devidamente advertidos. Ambos assumiram total responsabilidade pelo ocorrido e afirmaram ter tomado a atitude sem buscar orientação prévia dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde, onde são lotados, e desta forma desrespeitaram protocolos de descarte utilizados pela secretaria”. Mais tarde, o prefeito Edir Havrechaki gravou um vídeo pedindo desculpas pelo ocorrido. “Eu não vou expor os servidores que fizeram, talvez vocês podem ter visto nas fotos que foram divulgadas. Mas eles já estiveram no meu gabinete e pediram desculpas, foi na inocência que eles fizeram tal ação. Já tomamos providência de reparar esse erro de retirar esse material lá e mais uma vez fazer uma limpeza daqueles outros materiais que foram depositados que não foi carro de Prefeitura e nem servidor da Prefeitura, mas tampouco tem uma repercussão tão grande assim. E eu peço que essas pessoas que filmaram o veículo da Prefeitura tenham o mesmo dinamismo em filmar os outros veículos, que há anos vem depositando lá e nós buscamos incansavelmente por achar os responsáveis e não acha. E quando tem uma agenda, um endereço do Prefeito, daí se acha daí se divulga e faz todo esse “auê”. Tomara que nós tenhamos com outras pessoas que jogam na estrada do Boqueirão, Santa Bárbara e mesmo o Distrito Industrial, a mesma eficácia de estarmos identificando quem foi e quem faz isso. Peço desculpas mais uma vez pelo erro dos servidores e vamos em frente. Abraço a todos.”

Segundo a Prefeitura, o veículo visto nas imagens é uma ambulância desativada há dois anos e atualmente é utilizado para transporte de materiais e equipamentos dentro da cidade. Uma equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já foi até o local para recolher o material descartado.

Confira o vídeo na íntegra: