Presidente do Legislativo Municipal participou de entrevista nesta sexta-feira (21)

Presidente do Legislativo Municipal participou de entrevista nesta sexta-feira (21)

Publicado em: 21 jun, 2019 às 16:41

O Jornalismo da Rádio Ipiranga FM abordou nesta sexta-feira (21) três assuntos importantes que foram tratados na Câmara Municipal e repercutiu entre a população palmeirense: CPI, Santa Casa e iluminação pública. O presidente do Legislativo, vereador Domingos Everaldo Kuhn esteve ao vivo nos estúdios da emissora e participou do Noticiário P-7, apresentado por Elder Scolimoski e Rinaldo Agottani.

Iluminação Pública

O primeiro tema abordado foi o reajuste na iluminação pública, assunto que provocou revolta dos moradores pelo alto custo cobrado pelo serviço. De acordo com o Decreto 12.596 de 28 de dezembro de 2018 que regulamenta o lançamento e vencimentos dos tributos municipais para o exercício de 2019, em seu Capitulo 5 – trata sobre a contribuição para o custeio da iluminação pública, na qual foi reajustada.
Clique no link e confira a tabela com os valores:
Decreto-12596-2018-Palmeira-PR-páginas-12-14

Segundo o Presidente do Legislativo o Decreto foi aprovado porque havia defasagem dos valores e se fez necessário para evitar irregularidades com o Tribunal de Contas do Estado.

Durante a entrevista, o vereador indicou que as pessoas que se sintam prejudicadas com a cobrança dos valores podem procurar a Secretaria de Finanças para esclarecimentos.

Ofício da Santa Casa para Câmara de Vereadores
Conforme conteúdo publicado no site da Câmara de Vereadores, a diretoria da Santa Casa, através do Provedor Marcos Antônio Bordinhão encaminhou um ofício nº 050/2019 para o Legislativo Municipal, solicitando para que seja incrementado com a subvenção que já é repassada para instituição, o valor de R$ 450.000,00, para que possam ser cumpridos os contratos de atendimento ao Sistema Único de Saúde.
A necessidade deste recurso é para atender à obrigação de manter escala de sobreaviso de especialidades de obstetrícia, anestesiologia e pediatria, e o plantão 24 horas de clínica médica, além de outras despesas de manutenção.
O texto ainda aponta que sem esse valor a Santa Casa seria obrigada a encerrar as atividades, isso porque seria impossível manter a manutenção médica exigida pela 3ª Regional de Saúde.
Na entrevista para a Ipiranga, Kuhn afirmou que o valor deverá ser repassado para Prefeitura Municipal de Palmeira para destinação à Santa Casa.

Além deste adicional da subvenção, o Vereador também contou que a diretoria solicita o repasse de R$ 100.000,00 para aquisição de um aparelho de ultrassom. A intenção é esse recurso possa contribuir com a renda do hospital. De acordo com o Presidente, a proposta é que a aparelho seja adquirido pela administração pública e usado em comodato pela Santa Casa.

CPI da Saúde
Durante a sessão realizada na terça-feira (18) na Câmara Municipal, o vereador Denis Sanson falou sobre o requerimento que protocolou solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposta irregularidade, na área da saúde do município.
Everaldo explicou que o pedido não chegou a ser lido durante a sessão porque não atingiu o número necessário de três vereadores.

Questionado sobre a CPI, o Presidente da Câmara manifestou a sua opinião.

Foto: Bruna Camargo