Professores passam por treino de ação contra incêndios

Professores passam por treino de ação contra incêndios

Publicado em: 4 jul, 2019 às 9:24

No final de junho, professores da Educação Infantil da Rede Municipal de ensino passaram por uma simulação aplicada pelo instrutor do curso de brigadistas do Senai, Fabiano Lopez, o curso é realizado pela Escola de Gestão da Prefeitura, e o treinamento foi aplicado no Cmei Alderico Viante.
A atividade aplicada teve intuito de simular uma situação de incêndio, os professores e funcionários da instituição deveriam realizar a evacuação de todo o prédio para um local seguro, longe do ponto onde teria começado o incêndio.
Após a retirada dos alunos as portas das salas deveriam ser marcadas. Esse treinamento transmite o conhecimento necessário das medidas que devem ser tomadas caso um dia ocorra o incidente, além de levar aos pais uma segurança de que seus filhos terão o suporte necessário.
A diretora de Educação, Lucimara Candéo, acompanhou a simulação e comenta sobre o objetivo do curso. “Os brigadistas estarão treinados para atuar em situações de emergência, podendo antecipar procedimentos de primeiros socorros, combater princípio de incêndio manuseando corretamente equipamentos de segurança e executar o plano de abandono”, comenta Candeó.
O objetivo da Secretaria é atender a legislação vigente capacitando servidores para serem brigadistas nas instituições de ensino, adequar as edificações escolares e realizar o plano de abandono. Ao final dos cursos serão aproximadamente 100 servidores treinados que deverão realizar no mínimo um exercício simulado de abandono a cada semestre.
A diretora do CMEI Alderico Viante, Edna Lemos, conta sua experiência em direcionar os servidores durante o treinamento. “Dirigir os professores na simulação de incêndio foi um grande desafio. Pude perceber quão despreparados nós estávamos.
É nessa experiência que vemos a importância em formar uma equipe de brigadistas e um plano de ação, caso alguma emergência ocorra.
Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque, secretária de Educação também esteve acompanhando o treinamento e comenta que a formação da Brigada Escolar é condição essencial tendo em vista a seguranças nas Instituições de Ensino. “Quando falamos destas instituições nos referimos à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, que compõem junto à Educação de Jovens e Adultos, Cursos Profissionalizantes e Educação Superior, nossa rede municipal”, disse.
A secretária ressalta também o empenho dos servidores em cumprir a atividade proposta. “Cada uma das modalidades de ensino, tem características diferenciadas. Pudemos acompanhar o plano de evacuação do CMEI Alderico Viante, onde temos bebês e crianças até cinco anos, requerendo atenção diferenciada dos brigadistas”, finalizou.

Fotos: Prefeitura Municipal de Palmeira