Profissionais da Educação recebem capacitação sobre processo de avaliação por habilidades e competências

Profissionais da Educação recebem capacitação sobre processo de avaliação por habilidades e competências

Publicado em: 4 mar, 2019 às 10:57

Recebendo capacitação continuada, educadoras do primeiro ao quinto ano, assim como diretoras, psicopedagogas e pedagogas; da Rede Municipal de Educação, ocuparam o lugar dos alunos e participaram na noite da última terça-feira (26) e quarta-feira (27) de treinamento com a assessora pedagógica Simone Kusma, que abordou o tema “Avaliar com competência e habilidades”.
Carla Marcondes de Albuquerque, secretária municipal de Educação, fez as honras dando as boas vindas as professoras, e ressaltou quão importante momentos como esse auxiliam na qualidade do ensino das crianças do município, estas que são o futuro da cidade. “Todas que estão aqui, escolheram a função de educar. E muitas vezes, é necessário trocar de lugar com os alunos e aproveitar mais ainda a função de aprender”, reforçou Carla.
Simone, que atua como assessora pedagógica da Editora Ática, sendo a mesma editora dos livros didáticos escolhido pelas escolas pelo PNLD – Programa Nacional do Livro do Didático trouxe informações a educadoras baseado nas novas diretrizes de avaliação implantadas pela Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação – MEC.
A assessora abordou as novas mudanças, baseada em vivências escolares, como por exemplo, a avaliação por meio da capacidade criativa das crianças, e formas de abordagens por meio das educadoras. “Quando a criança apresenta um desenho por exemplo, você compreende aquele desenho de imediato? Muitas vezes não. Mas cabe a nós professoras, perguntar que a criança nos mostre como chegou nesse resultado. E não, julgarmos que está errado. Cada um de nós aqui tem uma bagagem pessoal, cultural e emocional, as crianças reagem do mesmo modo, trazendo para o ensino esses conhecimentos. A partir do momento que nos colocamos dispostos a ajudar e fazer junto, barreiras se quebram e o processo de conhecimento e aprendizado dessa criança se expande”, enfatizou Kusman.