Projeto desenvolvido pelo Sicredi destaca importância da educação financeira

Projeto desenvolvido pelo Sicredi destaca importância da educação financeira

Publicado em: 23 jan, 2019 às 14:00

Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)  e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)  revela que 45%   dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento. Mesmo entre os que controlam orçamento, 59%sentem dificuldades na tarefa;segundo o levantamento, a falta de disciplina é o maior vilão daqueles que não têm educação financeira. O estudo divulgado no ano passado aponta outro dado alarmante, 57%   dos entrevistados não planejam o mês com antecedência.

Considerando a importância da educação financeira, um projeto desenvolvido pela Cooperativa Sicredi contribuiu para o pensamento crítico de crianças da rede pública e particular de ensino. Em Palmeira, os colaboradores Viviane Mezzomo de Paula e Rafael Wendler foram os responsáveis pela aplicação do projeto “Na Ponta do Lápis”, uma oficina sobre educação financeira  ministrada para mais de 100 alunos do município em 2018.

Ao contar sobre esta experiência para as crianças, Rafael destacou algum dos temas que foram abordados na oficina. “Passamos algumas dicas, questionando, os alunos de por que é tão difícil economizar nos dias de hoje, porque existem os bancos, que trabalho é realizado dentro desses bancos, tipos de conta”, comentou Wendler.

As atividades foram desenvolvidas na Escola Realeza, Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira e posteriormente com alunos do 5º ano da Escola Pedro Gross Filho, da localidade de Pinheiral de Baixo.

Atualmente, a educação financeira não faz parte do currículo escolar no Brasil. Esse cenário reflete na forma com que as pessoas administram o dinheiro e consideram a importância da economia e planejamento. Através deste projeto as crianças tiveram oportunidade de aprender a temática através de dinâmicas e exemplos.  “A ideia da oficina nas escolas era tentarmos passar algo mais prático e que eles conseguisse trazer as experiências deles. Era algo bem dinâmico e livre, com a participação das crianças. Então começamos a questionar algum conhecimento de experiências dentro de casa, como eles podem ajudar o pai e a mãe a economizarem, se eles conhecem as despesas que existe dentro de casa”, explicou Viviane.

Dicas como passeios alternativos (piquenique em família ao invés de shopping), ficar atento às ofertas, não comprar na primeira loja, verificar promoções também foram abordadas com os alunos.

Para o colaborador, os ensinamentos compartilhados entre a família sobre educação financeira e os impactos no futuro das crianças é uma das contribuições do projeto. “Foi muito satisfatório ver que nossa mensagem foi captada pelos alunos. Creio que eles ficaram bem satisfeitos  com a palestra em sim dada para eles e levaram essa experiência para seus pais, compartilhando ideias, para estarem cada vez mais inseridos nesse mundo financeiro,   o qual acaba às vezes a criança crescendo sem ter esse conhecimento e lá na frente acaba sendo prejudicado., disse Rafael.

Viviane comentou o papel social do Sicredi ao trabalhar em conjunto com a comunidade. “Pra nós foi bem gratificante, a Cooperativa fica bem feliz, porque trabalhamos junto com a comunidade. Fizemos nosso trabalho e ensinamos mais as crianças, isso pra nós é muito importante, estamos fazendo o papel da Cooperativa e nosso papel como pessoa, tentando transmitir esse conhecimento que nós temos para mais pessoas”, destacou a colaboradora.

Ela explicou que demais escolas interessadas em abordar o tema com os alunos também podem procurar a Cooperativa. “Ficamos à disposição se outras escolas quiserem que nós estejamos levando esse trabalho, estamos dispostos e ficamos muito felizes em poder participar e levar mais conhecimento para as crianças” finalizou Viviane.

Fotos:  Arquivo Sicredi