Projeto “Uma Pitada da Nossa História” chega a fase final e premia melhores pontuados

Projeto “Uma Pitada da Nossa História” chega a fase final e premia melhores pontuados

Publicado em: 22 nov, 2018 às 15:25

Com intuito de promover o resgate histórico do município através da pesquisa dos alunos da rede municipal de ensino, o projeto “Uma Pitada da Nossa História”, iniciado em 2017, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, teve a final da sua Gincana Cultural, realizada na última quarta-feira (21), no salão do Clube Palmeirense.

Destacando a importância e comprometimento cultural do Prefeito Municipal, Edir Havrechaki, o secretário da pasta de Gestão Pública, Geraldo Nepomoceno das Neves, representando o prefeito na solenidade, enfatizou a alegria em estar presenciando a apresentação de trabalhos tão bem desenvolvidos. “Nosso prefeito sempre foi muito comprometido com a educação, e mais ainda quando projetos promovem o conhecimento além das paredes de uma sala de aula. E ver hoje, trabalhos que resgatam nossa história e a deixam viva no nosso futuro é uma imensa satisfação e alegria. Fica difícil olhar somente um trabalho realizado, todos estão de parabéns e merecem destaque”, explanou Nepomoceno.

A última etapa da gincana contou com a presença de representante das dezesseis escolas participantes, sendo quatorze da rede municipal e duas particulares.

Projeto “Uma Pitada da Nossa História” promove resgate histórico cultural do Município

O projeto idealizado por Ana Paula Marques, assessora pedagógica, atuante na equipe da secretaria de Educação, que encontrou a mesma vontade e desejo de reascender a força histórica do município nas crianças, no prefeito Municipal, Edir Havrechaki, e na secretária municipal de Educação, Carla Marcondes de Albuquerque, pode tirar do papel e teve seu projeto abraçado por todos.

Dividido em várias etapas, o projeto envolveu mais de sete mil crianças e adolescentes da rede municipal de educação, como explica Carla, “está sendo um presente enorme para nossa Palmeira de 200 anos. Foram mais de 4 mil crianças e 3 mil adolescentes envolvidos na construção desse projeto. Mostrando seu melhor, seu talento, expandindo a sua capacidade de aprendizado e mais que isso, marcando ainda mais a rica historia palmeirense”.

Dividido em várias etapas, em forma de uma grande Gincana Cultural, o projeto contemplou varias atividades, dentro e fora da sala de aula. Fazendo com que os alunos utilizassem o ambiente escolar para cumprir as provas solicitadas, expandindo até os pais e a comunidade a participação. Ao longo do ano com a execução das atividades as escolas pontuavam de acordo com o regulamento instituído pela organização.

Já na etapa final a programação contou com provas presenciais e entrega de outras pedidas anteriormente, como apresentação de quadros confeccionados com materiais que estimulassem os sentidos humanos – tato, olfato, visão; e que fazem menção à ícones, palmeirenses, pontos turísticos ou a própria Palmeira; trazer pessoas nascidas no dia 7 de abril; desfile com vestimentas com algum adereço correspondente a Palmeira; homenagem a pessoas que tenham relação com a educação e outras provas surpresas.

Premiação dos melhores colocados

Além da pontuação através da execução das provas estabelecidas, as escolas na final contaram com uma avaliação diferenciada. Onde uma banca julgadora analisou a execução das provas, avaliando criteriosamente quesitos pré-estabelecidos e dando notas para estas.

Composto pelo secretário Municipal de Gestão Pública, Geraldo Nepomoceno das Neves; Chefe de Gabinete, Tony Oliveira; pela representante do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira  (IHGP), Erica Mayer; e por Tarcila Kuhn Alves de Paula e Gabriella Ribeiro, a comissão julgadora avaliou as provas de Homenagem a Educação; Vestimenta; além das provas surpresas realizadas no local.

Após a finalização das provas e contagem dos pontos, o primeiro lugar na classificação geral, com 3.950 pontos, contemplou o Colégio Sagrada Família com o primeiro lugar; seguido pela Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira, com 3.750 pontos; e com o bronze ficou a Escola Municipal do Campo Clotário Santos, com 3.550 pontos.

Os três primeiros colocados foram contemplados com a premiação de um notebook e um datashow, além de troféus. E todas escolas ganharam um troféu de participação.

Clique aqui e confira todos os registros do evento disponíveis no Facebook da Prefeitura.

Fotos:  Prefeitura Municipal de Palmeira