Rádio Ipiranga realiza Pesquisa de Satisfação dos Ouvintes
A Rádio Ipiranga lançou nesta semana uma pesquisa de satisfação dos ouvintes. Com o objetivo de conhecer o público da 91.7 FM e pensar em mudanças na grade da emissora, o questionário (clique aqui) pode ser respondido até 21 de fevereiro.
“Assumimos a diretoria em abril de 2020 e não havia dados, informações referentes aos nossos ouvintes, patrocinadores, anunciantes. Então há muito tempo queremos realizar essa pesquisa para conhecer melhor o que nossos ouvintes preferem”, lembrou Luiz Fabiano Kusnik, que integra da Diretoria da Rádio Ipiranga.
Para Letícia Gorte, do setor comercial da emissora, as respostas possibilitarão oferecer ao público o que de fato eles procuram ao acompanhar a Rádio Ipiranga. “O maior objetivo que temos é realmente conhecer o ouvinte da Rádio. Temos uma rádio de 72 anos, esse ano já vai para 73 anos que está no ar em Palmeira, extremamente conhecida aqui na cidade. Ouso dizer até [que é] o maior veículo de comunicação da cidade. Mas quem é o nosso ouvinte, quais as preferências dele? Qual seu gosto musical? Que tipo de programa o ouvinte prefere? Que tipo de informações ele prefere? Esse é o principal objetivo da pesquisa, é conhecermos a fundo os nossos ouvintes para oferecer o que eles estão procurando”, destacou ela.
Kusnik explicou que as respostas são anônimas, o que deixa as pessoas confortáveis em deixar suas opiniões. “A pesquisa é anônima, até para poder manter a integridade das pessoas. Obviamente no questionário existe um local onde você vai poder dizer aquilo que pensa e lá caso queira poderá colocar seu nome sim. Obviamente vamos manter os dados sigilosos. A pesquisa tem que ser anônima até para dar validade a esses dados e para ter uma qualidade naquilo que será recebido, uma pessoa respondendo de forma anônima se sentirá mais a vontade para poder responder o que ela pensa mesmo”, pontuou.
De acordo com Gorte, em um primeiro momento o questionário será apenas online, porém uma alternativa que está sendo pensada são de versões impressas entregues nas comunidades. “Estamos analisando juntamente com nosso Pároco Padre Adriano de mandarmos a pesquisa impressa para as comunidades. Para que possamos atingir aquelas pessoas que não tem acesso à internet, ou até mesmo mais idosos que não são muito familiarizados em responder a pesquisa online, estamos trabalhando nisso. A princípio é apenas online, mas gostaríamos de até o final de janeiro estarmos disponibilizando a impressa mandando para as comunidades para termos esse retorno”, disse. Uma opção também, é de que as pessoas vão até a sede da Rádio Ipiranga e respondão ao questionário.
Outro ponto destacado por Letícia foi de que o resultado da pesquisa será essencial para área comercial. Tanto os atuais como novos anunciantes poderão escolher o horário ideal de acordo com seu público alvo. “Vamos conseguir realmente mostrar para nossos anunciantes qual melhor horário para anunciar o seu produto. Ás vezes anunciante quer determinado horário, mas talvez aquele horário não seja o horário com maior público para aquele produto, aquela empresa”, explicou ela.
O compromisso da diretoria da Rádio Ipiranga em ampliar o sinal da emissora foi reafirmado por Kusnik. “A Rádio vai fazer dois anos que está como FM e uma das questões que o Ministério das Comunicações impõe a limitação na potência. Essa limitação está fazendo com que muitos lugares no interior o sinal da Rádio Ipiranga não esteja chegando. Agora, nós fazendo dois anos no ar como FM vamos fazer sim o pedido ao Ministério das Comunicações, vamos ampliar o sinal, ampliar a potência dessa antena e esses lugares em que hoje o sinal não chega, que ele possa chegar”, elucidou o diretor.
O questionário foi criado para ser respondido uma vez. A Rádio Ipiranga convida todos os ouvintes a participarem e enviar o link para familiares, amigos e colegas.
Foto: Elder Scolimoski/ Arquivo Rádio Ipiranga
Texto: Bruna Camargo
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