Representantes da Cultura e Educação de Palmeira realizam visita técnica no Museu Campos Gerais

Representantes da Cultura e Educação de Palmeira realizam visita técnica no Museu Campos Gerais

Publicado em: 18 fev, 2019 às 14:38

Com a intenção de firmar futuras parcerias técnicas, trocas e aprendizados para fortalecimento dos museus da região, representantes das secretarias de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas e de Educação estiveram no Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa. A visita aconteceu durante a última semana.
O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Santos Joanassi Filho, destacou a reabertura do Museu de Palmeira prevista para abril e demais atividades de comemoração de 200 anos do município. Joanassi, que é também presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Cultura ressaltou que a ação deve ser levada aos demais municípios da região. “Através da AMCG Cultura pretendemos valorizar ainda mais os espaços museais, com uma programação integrada de valorização do turismo nos Campos Gerais”, destacou.
Acompanharam a visita o diretor do Museu Histórico Astrogildo de Freitas, Paulo Tauffer, e Ana Paula Marques, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A equipe do MCG apresentou os acervos e as reformulações da sede atual do museu, bem como o serviço de digitalização de documentos. Por fim, a delegação conheceu as instalações da sede histórica, atualmente fechada para o público em função de problemas na estrutura do prédio.
De acordo com o diretor do MCG, Niltonci Batista Chaves, o contato com museus de outros municípios deve ser ampliado, pois funciona também como espaço de aprendizado e reconhecimento de experiências específicas e relevantes de gestão e conservação de acervos. “Acaba sendo uma relação de reciprocidade. A partir do conhecimento das demandas e das iniciativas é possível melhor planejar de que modo a UEPG pode se inserir para contribuir com tais espaços fundamentais de memória da região”, relata.

Fotos: Rafael Schoennher/MCG