Rotary Clube e Secretaria de Saúde falam sobre Dia D da Campanha contra Pólio

Rotary Clube e Secretaria de Saúde falam sobre Dia D da Campanha contra Pólio

Publicado em: 16 out, 2020 às 15:23

Acontece neste sábado (17) o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, direcionado para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias.
Ao falar da importância do Dia D, Conceição Rocha Büge, Enfermeira do Setor de Imunização do Município, lembrou também da campanha de multivacinação. “Essa campanha é um reforço importante e não elimina as outras crianças para podermos identificar se a carteirinha de vacinação está em dia. Na verdade essa campanha toda é para todos de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias para que a gente possa ver se todas as vacinas desse grupo prioritário estão em dia”, disse ela.
O Dia D acontecerá nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) a área urbana das 8h30 às 16h30 na Unidade Central, Vila Rosa e Colônia Francesa. Na área rural será em Queimadas e Faxinal dos Quartins das 9h às 16h30.
Edna Vanessa Mayer Presidente do Rotary Clube de Palmeira destacou as ações realizadas pela organização na luta contra a Poliomielite. “O Rotary é um grande parceiro e estamos fazendo várias divulgações por carro de som, redes sociais, aqui pela Rádio também, então o Rotary está em uma conscientização para que as mães realmente levem as crianças até os postos de saúde para fazerem a vacinação e o acompanhamento das outras vacinas também”, disse a rotariana.
Devido à pandemia da Covid-19, a campanha e em especial o Dia D, passaram por reformulações. “Nos anos anteriores saíamos com o carro, com o Zé Gotinha chamando o pessoal para que se atentem a não esquecer e realmente levar os filhos aos postos de saúde. Mas este ano foi um pouco diferente, então estamos tendo outros caminhos para que cheguem essas informações  para chamar a atenção dos pais”, pontuou Edna.
A Secretaria de Saúde reforça que todos os cuidados em relação ao coronavírus estão sendo tomados, por isso pais e responsáveis podem levar tranquilamente os filhos para receberem a vacinação.
Joelma Mayer, Presidente da Casa da Amizade, lembrou o papel do Rotary no combate às fake news sobre vacinas. “Existem muitas fake news e neste ano o Rotary está na campanha mais nesta questão virtual. Estamos sempre colocando nas redes sociais a importância da vacinação e por conta da pandemia é o que podemos estar fazendo neste momento. Queremos orientar mesmo as famílias que vão até às unidades. A vacina é importante, é um direito da criança e do adolescente”, elucidou Joelma.
A enfermeira comentou a parceria com o Rotary. “O Rotary tem um papel muito importante nesta campanha porque ele compra as vacinas para o mundo inteiro então é nosso parceiro e imprescindível. O Governo retomou essa questão da gotinha porque viu algum sinal epidemiológico de perigo, portanto vamos vacinar as crianças”, disse Conceição.
Segundo dados do Setor de Imunização do município dos dias 28 de setembro a 13 de outubro, 632 pessoas de 0 a 14 anos compareceram nas Unidades de Saúde para verificar a situação vacinal e 511 foram vacinados.
A profissional de Saúde enfatizou sobre as três campanhas simultâneas que estão em vigência: Multivacinação (0 a 14 anos 11 meses e 29 dias), Pólio (1 a 4 anos 11 meses e 29 dias) e Sarampo (para pessoas de 20 a 49 anos).

Texto e foto: Bruna Camargo

Publicidade

Farmácia Santo Antonio