Sanepar explica falta de água no município

Sanepar explica falta de água no município

Publicado em: 25 jan, 2019 às 11:02

Com a falta de água por mais de uma semana na região do Núcleo do DER, Vila Bugay e desabastecimento em demais bairros do município, inúmeros moradores entraram em contato com a Rádio Ipiranga reclamando da situação.

Nesta quinta-feira (24)   a reportagem da Rádio Ipiranga conversou com uma equipe da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que esteve visitando a cidade.

Durante entrevista, Fabio Leal Oliveira, Gerente Geral Região Sudeste da Sanepar explicou o motivo da falta de água no Núcleo do DER, Vila Bugay e proximidades. “Nós temos uma condição do relevo, por ser uma região mais alta ela tende a ter uma dificuldade quanto ao abastecimento quando aumenta muito o consumo. Nós tivemos situação de rompimento de tubulação, já identificamos três e executamos a manutenção, temos  outros pontos que nós identificamos possíveis vazamentos, então as equipes estão trabalhando  desde segunda-feira, para identificar esses possíveis locais de vazamento nas tubulações da Sanepar e fazer a manutenção para normalizar a situação da distribuição”, relatou Oliveira.

O gerente informou que uma obra de ampliação dos serviços da Sanepar está sendo executada para atender melhor a população. Segundo, até a conclusão dos trabalhos, previstos para encerrarem em agosto, o consumo consciente da água torna-se essencial para evitar o desabastecimento. “Estamos atuando em um investimento de R$ 3 milhões e 600 mil  reais neste momento. Essa obra é a implantação de 19 quilômetros de rede de distribuição, são tubulações de grande porte que faz transporte da água até os bairros, inclusive Colônia Francesa e Vila Bugay e outras regiões dessas mais altas que serão contempladas desta obra para realmente dar um atendimento melhor, até que essa obra fique pronta  nós estamos trabalhando  na condição da manutenção dos consertos de vazamento. Além das tubulações mais um reservatório de 1 milhão de litros o que vai garantir abastecimento para estes dias de maior consumo. Até que a obra fique pronta pedimos a colaboração da população para que utilize de modo racional a água e evite o desperdício”, comentou Fabio.

Ele também disse que a empresa contratada está conseguindo fazer 70%  da obra pelo método não destrutivo, sem abrir a calçada, o que traz mais agilidade aos trabalhos.  “Apesar de o contrato ir até agosto há uma possibilidade grande de a empresa executar antes desse prazo”, adiantou o gerente.

Segundo a empresa, no verão, devido às altas temperaturas, o consumo e consequentemente o desperdício de água aumentam. “A mesma água que usamos no inverno, é usada no verão, não era para ser tão grande a variação, mas pode chegar até 30%do aumento do consumo, justamente pelo desperdício”, afirmou o funcionário da Sanepar.

De acordo com Fabio, para que a situação seja normalizada na região da Vila Bugay e Núcleo do DER depende que a população faça o uso racional da água. “Estamos trabalhando para normalizar o mais rápido possível, fazendo esses consertos, a produção de água normalizando agora que é o que estamos verificando. Então vai depender do uso racional para normalizar mais rápido. Se todos cooperarem, nesta sexta-feira (25)  tudo se normaliza, mas se o consumo excessivo continuar aí teremos baixa pressão em alguns da cidade até o fim de semana”, explicou o gerente.

Com o consumo consciente e as manutenções a empresa acredita que a situação se normalize mais breve possível. Caso isso não ocorra, outras medidas devem ser tomadas.

Em caso de falta da água, baixa pressão ou demais problemas recomenda-se que as pessoas entrem em contato com a Sanepar através dos canais de atendimento, como 0800 200 0115 (ligação gratuita 24 horas por dia), site da Sanepar ou aplicativo Sanepar Mobile. Fabio também disse, o telefone local não é usado para atender reclamações ou solicitações de serviços, apenas para funções administrativas.

Reclamações também podem ser feitas através do Serviço de Informação ao Cidadão (Sic)  disponível no site da Prefeitura direcionando o pedido para a Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, Todas as reclamações serão avaliadas e a estatal responsável pelo serviço será oficialmente notificada.

Foto:  Elder Scolimoski