Saúde lança novo canal de relacionamento e atualiza situação de febre amarela no município

Saúde lança novo canal de relacionamento e atualiza situação de febre amarela no município

Publicado em: 28 fev, 2019 às 15:55

Valquiria Maier, Diretora de Saúde do Município e Elenita Cristina de Lara Coordenadora da Vigilância Sanitária participaram do Noticiário P7 da Rádio Ipiranga desta quinta-feira (28). Os temas abordados da entrevista foram Febre Amarela e o lançamento do ‘WhatsApp da Saúde’, novo canal de comunicação para a população.

 

Febre amarela

A profissional da saúde lembra que o mesmo mosquito, o Aedes aegypti é o responsável por transmitir febre amarela, chikungunya, zika e dengue. Com isso, são doenças difíceis de ser diferenciada uma da outra, porque os sintomas são generalizados. Febre, dor no corpo, náuseas e fraqueza são algumas das características da doença. Além de procurar o quanto antes a Estratégia da Saúde da Família, torna-se imprescindível que as pessoas relatem onde estiveram com intuito de auxiliar na identificação da doença.
Em Palmeira, as duas suspeitas de febra amarela foram descartadas. Dos 10 casos de dengue, 7 estão descartados e 3 em análise, segundo dados da Secretaria de Saúde.
Quando há suspeitas de dengue no município, os agentes de combates a endemias do município intensificam os trabalhos de conscientização. Dessa forma, ela destacou a importância da população no cuidado a essas doenças, com ações como limpeza de calhas, caixas de água, terrenos, entre outros. “Conversando com vizinho, esclarecendo na associação de bairro, na igreja, na comunidade, ajudando as pessoas a fazerem essa parceria porque é a saúde e o bem estar de todo mundo que está em risco”, comentou a coordenadora.
Os resultados de vacinação no município também propiciam segurança para os munícipes. “Palmeira está com uma cobertura vacinal espetacular, fomos até elogiados pela equipe da 3ª Regional”, como lembrou Elenita. No entanto, os cuidados devem continuar o ano todo. “Se a pessoa tiver contaminada e o mosquito picar a pessoa contaminada, o mosquito vai sair disseminando essa doença”, disse a profissional de saúde.
A vacina para febre amarela está disponível nas ESF do município. “O tratamento da febre amarela às vezes não é eficaz se a pessoa tiver um agravo muito grande ela pode vir a óbito. Porém se ela está vacinada, ela está livre desse problema. Com certeza a dengue um dia vai chegar a uma evolução assim, mas por enquanto não chegou, então nós temos que ter os mesmos cuidados ”, destacou a coordenadora.

WhatsApp da Saúde

Com objetivo de dar abertura para a  comunidade de uma maneira mais rápida e eficaz, a Secretaria de Saúde criou o WhatsApp da Saúde com grupos de todas as unidades de saúde do município, incluindo da ESF do Rocio II que será inaugurada no dia 4 de abril. “Hoje a Secretaria vem sendo alvo de algumas retaliações e queremos promover as boas ações que a Saúde tem feito como um todo. Nossas ESF são bem interativas, possui grupo do idoso, grupo de mães, tem o CAPS, que faz todo um trabalho bem interessante na rede de saúde mental”, comentou a diretora de saúde.
Ela explicou que os grupos são abertos para quem tiver interesse e os agentes comunitários possuem o link, no entanto se alguém quiser pode pedir acesso ao número 9 9995-0266 que será adicionado.
O objetivo é que o WhatsApp da Saúde seja um canal aberto para sugestões, elogios, dúvidas e reclamações. Além disso, a intenção é fazer com que as pessoas conheçam mais sobre os serviços e eventos da Secretaria de Saúde.

Por Bruna Camargo