Secretário comenta festividades do bicentenário de Palmeira

Secretário comenta festividades do bicentenário de Palmeira

Publicado em: 18 jan, 2019 às 15:21

A entrevista do Noticiário P7 da Rádio Ipiranga, desta sexta-feira (18)  foi com Waldir Joanassi Filho, Secretário Municipal De Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo E Relações Públicas. Na ocasião ele destacou algumas das ações realizadas pela Secretaria em 2018 e comentou sobre as festividades que marcam o bicentenário da Cidade Clima do Brasil.

Waldir contou que no ano passado mais de 100 livros foram conseguidos para a biblioteca do município, lembrou que através da Associação Municipal dos Campos Gerais (AMCG)  foi realizado o quadro “viagem pelos Campos Gerais”, uma série através da Rede Massa com os 19 municípios. Citou a realização do 2° Viva Folclore com atrações internacionais, a consolidação do trabalho iniciado em 2017 com a Fanfarra do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, a retomada do desfile de 7 de abril, em parceria com a Secretaria de Educação.

Lembrou da reforma na capelinha do Bom Jesus com o apoio do grupo Legião de Maria. Além da criação da Linha Gastronômica e o Festival de Inverno, 1º Encontro de Carros Antigos, a conclusão da captação de recursos para Cine Teatro Municipal, a programação Cidade Clima de Natal, o lançamento do mascote “Zé Coquinho” em parceria com a Secretaria de Educação, entre outras ações.

Além disso, em 2018 Palmeira avançou no mapa do turismo da categoria D para C. “Isso significa um aumento nos empreendimentos ligados ao turismo e consequentemente mais dinheiro na cidade, mais emprego na cidade”, ressaltou o Secretário.

Bicentenário da Cidade Clima do Brasil

Entre as atividades que fazem parte das comemorações dos 200 anos de Palmeira, Waldir confirmou a realização do tradicional desfile, porém no dia 6 de abril. No dia 7 está programado um espetáculo com projeção mapeada. A encenação contará a chegada do Padre Antônio Duarte dos Passos em Palmeira. “Queremos projetar nas paredes da Igreja externamente tudo que foi recuperado, tudo que foi trazido com esse restauro, para que as pessoas possam ver, valorizar e repensar a nossa história. A nossa cidade é uma cidade plural quanto a religião e a fé, mas a história da Igreja está intimamente ligada a história da nossa cidade”, explicou Joanassi Filho ao  mencionar que a fé será o ponto central do espetáculo .

Segundo ele, a programação de aniversário começa em abril e segue até dezembro, mais informações sobre o calendário festivo devem ser divulgadas em fevereiro.

Expo Palmeira

De acordo com o Secretário, a data para Expo Palmeira de 2019 não foi fechada, porém ela deve acontecer em maio, de quinta a domingo. “Abrimos na quinta-feira com Funk”, adiantou Waldir. Durante a entrevista ele afirmou que dois artistas estão confirmados e que os nomes serão divulgados em breve no programada “Sabadão da Piazada”, transmitido pela Rádio Ipiranga.